Mato Grosso registra primeiro tremor de terra do ano

Tremor ocorreu no último domingo em Porto de Gaúchos

O município de Porto dos Gaúchos (593 km de Cuiabá) registrou o primeiro tremor de terra de Mato Grosso neste ano. O terremoto alcançou 2,33 graus na escala Richter (parâmetro que mede a dimensão dos abalos sísmicos). O evento ocorreu no domingo (20), mas só hoje foi divulgado pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB).

Conforme dados do Observatório Sismológico, o tremor aconteceu nas proximidades da MT 220 – rodovia que liga Sinop a Juara, no Nortão do Estado. Ao todo, três estações registraram o abalo. Ainda segundo o Observatório, o tremor não teve profundidade e intensidade para haver comprometimento na estrutura das residências.

Os dois últimos registros de tremores foram no ano passado, nos dias 13 e 15 de novembro.

Veja mais: Porto dos Gaúchos tremeu e isso não é novidade 

De 2016 até o início de novembro de 2018, já foram registrados 16 tremores de terra no município de Porto dos Gaúchos.

De acordo com informações que constam no histórico do Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília, a magnitude média dos abalos dessa região é de 2,4 graus na escala Richter.

A região ficou nacionalmente conhecida pelos pesquisadores na década de 50, quando foi registrado o maior tremor do Brasil, de magnitude de 6,9 graus na escala Richter, que ocorreu na Serra do Tambor, a cerca de 100 km da cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS