Cidades

Mato Grosso receberá quase 1 milhão de doses de vacina contra gripe

3 minutos de leitura
Mato Grosso receberá quase 1 milhão de doses de vacina contra gripe
(Divulgação)

Em todo o país a campanha de vacinação contra a Influenza inicia nesta quarta-feira (10). Mato Grosso deve receber mais de 900 mil doses da vacina, que serão destinadas aos 141 municípios. No entanto, apenas 50% deste total chegou em solo mato-grossense, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A região do Baixo Araguaia, onde estão localizados os municípios de Confresa, Porto Alegre do Norte e Vila Rica, só deve iniciar a campanha na próxima segunda-feira (15), já que não houve tempo hábil para que as vacinas chegassem até a localidade, dada a dificuldade logística.

Na avaliação a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Moraes, órgão vinculado à SES, isso não deve impactar no resultado, já que a campanha ocorrerá até o dia 31 de maio.

No entanto, a coordenadora da Vigilância pontuou que vem acontecendo atrasos por parte do Ministério da Saúde na entrega de vacinas em todo o país. “Essa é uma reclamação que está acontecendo a nível nacional e estão chegando até os colegiados, como o Cosems [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde] e Conselho Nacional de Saúde, dessa dificuldade de todos já estarem com as vacinas”, explicou.

Casos

O Ministério da Saúde resolveu antecipar o lançamento da campanha do dia 15 para essa quarta, já que alguns estados tem apresentado grande número de casos de gripe e de H1N1, como é o caso do Amazonas, segundo pontuou Alessandra.

Em Mato Grosso não é diferente. Atualmente existem 35 casos suspeitos já notificados pela SES. Dois casos de H1N1 já foram confirmados pela secretaria, sendo um deles confirmado nesta terça-feira (9). Ambos os casos ocorreram no município de Água Boa (740 km) e os pacientes foram encaminhados à cidade de Goiânia (GO) para realizar o tratamento.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Moraes (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Público-alvo

O público-alvo da campanha são crianças menores de cinco anos, gestantes e puérperas de até 45 dias, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e particulares, indígenas, presos e agentes penitenciários. Pessoas com algum tipo de doença crônica também podem ser vacinadas, mas no caso de não estarem na faixa etária do público-alvo, devem apresentar prescrição médica.

Neste ano o Ministério da Saúde enfatizou a necessidade de os Estados se organizarem para a priorização de crianças e gestantes. “Nós vamos traçar estratégias para localizar este público específico. Apesar de Mato Grosso atingir a cobertura da campanha vacinal para Influenza, ela não tem atingido nesse público”, explicou a coordenadora.

Imunização

A vacina contra gripe atua na imunização da H1N1, da H2N3 e a Influenza B. A vacina deve ser tomada anualmente, já que todos os anos a imunização abrange mais vírus que podem surgir decorrentes da gripe.

Meta

A meta de Mato Grosso para este ano é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. No ano passado, o Estado garantiu a imunização de 95% deste público.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes