Mato Grosso recebe 142 mil doses de vacina contra a gripe

Imunização começa na segunda-feira e a intenção é reduzir o número de doenças que possuem sintomas semelhantes aos da covid-19

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Mato Grosso recebeu 142 mil doses da vacina contra influenza para a campanha nacional contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (12). A imunização será realizada por faixa-etária e deve seguir até 9 de julho. 

A estimativa é de que sejam vacinadas 1.218.751 pessoas em Mato Grosso. 

Na primeira fase, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda fase inicia em maio e deve contemplar professores e idosos com 60 anos ou mais. 

Na última fase, prevista para junho, devem ser vacinadas pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e Forças Armadas. 

O Ministério da Saúde diz que a proposta da campanha neste ano é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.  

Cada município deverá definir o início da imunização e o destaque do dia D. 

“As doses foram recebidas em data bem próxima ao início da campanha nacional, o que pode impactar na data de início da vacinação nos municípios. É possível que as gestões municipais se articulem para iniciar a imunização no decorrer da próxima semana, tendo em vista a logística envolvida na vacinação”, explicou o secretário-adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo.  

O Ministério da Saúde orienta a utilizar o sistema de agendamento para evitar aglomeração de pessoas na fila de espera. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher sofre tentativa de feminicídio e sobrevive ao segurar faca com as mãos
Próximo artigoJustiça rejeita pedido para retorno das aulas presenciais em MT