Mato Grosso não tem previsão para o retorno das aulas presenciais

Estimativa mais otimista aponta que retomada só será possível a partir de outubro, a depender da taxa de contágio em cada região

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

As aulas presenciais na rede estadual não têm data de retorno em Mato Grosso e a previsão mais curta aponta para um cenário favorável a partir do fim de setembro. 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) diz que aguarda a avaliação de autoridades em saúde para começar a discutir e, no momento, não possui estimativa de quando será possível programar a liberação de alunos nas escolas. 

A mesma indefinição ocorre na comissão especial instalada na Assembleia Legislativa para discutir o calendário. Quando foi aberta, há pouco mais de dois meses, a previsão é que o quadro da pandemia permitisse o retorno em agosto e agora foi empurrada para o fim de setembro. 

“Acho que não dá para falar em retorno das aulas até o fim do inverno, no dia 21 de setembro. É uma impossibilidade não só pelas situações da pandemia no Estado, mas também pelo psicológico das famílias não se sentem seguras em mandar os filhos para a escola”, disse o deputado Lúdio Cabral (PT), membro da comissão. 

Médico sanitarista, o parlamentar tem atuado na orientação das discussões do grupo com o acompanhamento da pandemia. Ele diz que Mato Grosso está hoje num platô elevado, iniciado no dia 11 de julho. 

Segundo ele, de 11 a 25 do mês passado houve média 1.050 casos diários em Mato Grosso de novos casos. Depois do dia 26, essa taxa subiu para 1.450. A estimativa é que haja um novo pico esta semana, quando completa 14 dias da retomada das atividades econômicas. 

Estudos apontam que o momento seguro para a volta das aulas seria quando a taxa de contágio ficar abaixo de 1 pessoa a cada grupo de 100 mil pessoas. Em Mato Grosso, conforme pesquisa da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), haverá registros em momentos diferentes desse fenômeno.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBolsonaro inicia privatização de parques e Chapada dos Guimarães pode entrar no pacote
Próximo artigoVídeo | Motorista perde controle de carro, atinge sucata e quase atropela moradora