Variedades

Maratona: em agosto, Cineclube Coxiponés exibe filmes quase que diariamente

5 minutos de leitura
Maratona: em agosto, Cineclube Coxiponés exibe filmes quase que diariamente

Em agosto, o Cineclube Coxiponés terá uma agenda bastante movimentada, da segunda a sábado. Fora de Cuiabá, ao longo do mês, os projetos Cinema Circulante e Inclusão Literária percorrem várias localidades no Estado, exibindo filmes e distribuindo livros.

Mas é a capital que concentra boa parte das atividades, em união com produtores culturais, curadores e pesquisadores do cinema regional, nacional e estrangeiro, que desenvolvem projetos como o Dias de Cinefilia, KinoMundo, Coletivo Quariterê e : doc, a exemplo.

Segundas-feiras

Passaporte Húngaro

Programada para as segundas-feiras, sempre às 14h30, rola sessão :doc, na Sala Névio Lotufo, com curadoria e mediação de Karine Queiroz. No dia 12 de agosto será exibido “Diário de uma busca”, de Flávia Castro; Dia 19/08, “Um passaporte húngaro”, de Sandra Kogut e por fim, no dia 26 de agosto, “Os dias com ele”, de Maria Clara Escobar. A classificação indicativa é de 12 anos.

Terças-feiras

Pulp Fiction

Já às terças-feiras, a equipe se divide: uma parte apoia a Sessão Belo de Cinema, na Sala Névio Lotufo, enquanto outra segue para o Cine Teatro Cuiabá, onde ocorre o Encontros com o Cinema.

A Sessão Belo Belo de Cinema tem curadoria e mediação de Antonio Cuybano, Diego Roberto, Olavo Fernandes e Pablo Paz. No dia 13 de agosto eles exibem “Pulp Fiction: tempo de violência”, de Quentin Tarantino (Classificação indicativa: 18 anos);  No dia 20, é a vez de “Rastros de ódio”, de John Ford (classificação indicativa de 12 anos). O último filme do mês é “O bandido da luz vermelha”, de Rogério Sganzerla. A classificação indicativa é de 18 anos.

Enquanto isso, no período da noite, a partir das 19h nas terças-feiras cinéfilos se concentram no Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital. O projeto Encontros com o Cinema volta às atividades no dia 6 de agosto, com a Sessão Dias de Cinefilia, com curadoria e mediação de Gabriel Billy.  O filme a ser exibido é o inquietante “Mãe!”, de Darren Aronofsky, com Jennifer Lawrence e Javier Bardem. Classificação indicativa: 18 anos.

Na sequência, no dia 13 de agosto, o projeto fica sob alçada da : doc, com curadoria de Karine Queiroz. O filme a ser exibido será Elena, de Petra Costa.

Já no dia 20, é João Pedro Regis quem responde pela curadoria e mediação. A Sessão KinoMundo, integrada ao Encontros com Cinema exibe “O ódio”, de Mathieu Kassovitz.

A Sessão Vitrine é a bola da vez, em 27 de agosto. O filme em cartaz é Divino Amor, de Gabriel Mascaro.

Nas sessões do Cine Teatro é cobrado valor simbólico: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia), para manutenção do Cine Teatro.  A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Quartas-feiras

Corra!

Já às quartas-feiras, tem sessão Dias de Cinefilia, com curadoria de Gabriel Billy. Dia 14 de agosto, tem “Corra!”, de Jordan Peele; Dia 21, A Chegada, de Denis Villeneuve e dia 28, Infiltrado na Klan, de Spike Lee.

Quintas-feiras

Tetê Espíndola

Todas as quintas-feiras do mês, às 9h e 14h, o Auditório do Centro Cultural recebe alunos da rede pública e privada de ensino da capital, para assistir filmes. Para agendar a participação basta contatar a produtora cultural Thelma Saddi, pelo telefone 3615 8349.

Mais tarde, às 19h, também tem programação. No dia 8 de agosto tem Sessão Afrocine Coletivo Quariterê. A curadoria é de Anna Maria Moura e Wuldson Marcelo e mediação, de membros do coletivo. As sessões ocorrem sempre às 19h. Giramundá, o Congo e a Diáspora, de Claudio Dias e Gilson Costa é o documentário a ser exibido.

No dia 22 de agosto, uma quinta-feira, rola Sessão Quase Curtas, que exibe produções audiovisuais de alunos de Radialismo e de Cinema e Audiovisual, da UFMT. A organização é dos próprios estudantes e as sessões começam às 19h.

A última quinta-feira do mês, dia 29, vai ter Sessão Tudo Sobre Mulheres, no Auditório do Centro Cultural, com a exibição dos filmes Tetê, de Clara Lazarim e Dona Helena, de Dainara Toffolli.

Sextas-feiras

Oldboy

Sessão KinoMundo ocupa a Sala Névio Lotufo às sextas-feiras, às 14h, com curadoria e mediação de João Pedro Regis. No dia 16 de agosto, tem “Mr. Vingança”; Dia 23 de agosto, “Oldboy” e por fim, no dia 30, Lady Vingança. Todos os filmes são do cineasta sul-coreano, Park Chan-wook.

Sábados

O Centro Cultural da UFMT vai abrigar a quinta edição do festival CineCaos, dedicado à cinema independente, com exibição de filmes produzidos exibida à margem do mainstream. Todos os sábados, a partir da semana que vem, haverá exibições de filmes a partir das 18h, com entrada gratuita.

Leia também

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes