Cidades

MT Criativo oferece consultorias e palestras gratuitas; inscrições abertas

5 minutos de leitura
MT Criativo oferece consultorias e palestras gratuitas; inscrições abertas
Equipe do Coletivo Expurgação (ES). Francisco Xavier, co-fundador, é o convidado para a palestra "O Poder do Coletivo Criativo"

Artistas, produtores culturais e empreendedores criativos terão novas oportunidades de aperfeiçoamento de projetos, realizada na próxima quarta e quinta-feira (25 e 26). Estão abertas as inscrições para as consultorias, realizadas das 9h às 18h, e a palestra O Poder do Coletivo Criativo, no primeiro dia, às 19h. Todas as atividades são gratuitas e realizadas o Metade Cheio.

As inscrições devem ser realizadas AQUI, agendando um dos horários disponíveis. Cada participante poderá se inscrever em uma consultoria, realizada individualmente, com duração de 1 hora por empreendedor, onde o consultor fará um diagnóstico para levantar as necessidades, identificar as soluções e recomendar as ações, dentro de cada contexto. São três temáticas.

A consultoria Design de Estratégia, ministrada pelo administrador Ricardo Correa da Silva, tem por objetivo promover orientações que visam ampliar a percepção sobre a forma a potencializar a estratégia de desenvolvimento do produto ou serviço, a partir das ferramentas do design na solução de possíveis gargalhos ou no aproveitamento de oportunidades. Algumas dessas ferramentas são: mindset, gestão de processos e inovação, design thinking e design de experiências.

Já na consultoria Preparação e Elaboração de Portfólios, o fotógrafo Fred Gustavos irá orientar sobre como ter um portfólio bem organizado e atualizado, bem como saber como escolher os melhores trabalhos, selecionar o melhor do seu produto ou serviço, além de como apresenta-lo para captar recurso, estabelecer parcerias e/ou vender algum produto ou serviço.

Francisco Xavier, co-fundador do coletivo Expurgação é o palestrante de quarta-feira (25)

Além disso, as consultorias também contemplam o Branding, processo de agregar valor e identificação com o público a uma marca. “Essa consultoria tem por objetivo promover orientações e estratégias para desenvolver e se posicionar adequadamente no mercado, evidenciando os diferenciais competitivos, alinhando os objetivos, propósitos e, sobretudo, a essência da marca em sua relação com os produtos e serviços oferecidos aos clientes”.

Tendência mundial da contemporaneidade nos mais variados segmentos, os coletivos criativos também serão tema da palestra com Francisco Xavier – co-fundador do Expurgação, um dos coletivos mais marcantes no Espírito Santo. Na quarta-feira (25), o diretor de Fotografia e designer multimídia, compartilha suas experiências no coletivo, com mais de 10 anos de história, e de seus trabalhos que compreendem diversas linguagens artísticas, especialmente no âmbito do audiovisual e da música.

Dentro de uma nova lógica de consumo, contrapondo o padrão estabelecido pelo mercado, os coletivos se apresentam como um modo de produção artística, cultural e de impacto social, onde o conceito de cooperação é o carro chefe. Na palestra, serão apresentados os conceitos, objetivos, segmentos de atuação e as vantagens que a iniciativa proporciona aos participantes.

Fred Gustavos, consultor de ‘Preparação e Elaboração de Portfólios’ (Foto: Camilla Kinker)

Palestrante e consultores

Francisco Xavier é bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde também atuou como professor de Vídeo, Computação Gráfica e Multimídia. Realizou residência artística na França e na Inglaterra, onde atuou junto a diversos coletivos, incluindo o Coletivo Le6B com seus mais de 150 residentes em Paris e o Friction Arts, revitalizando um centro industrial abandonado na Cidade de Birminghan.

Fred Gustavos, por sua vez, é fotógrafo, designer e visual merchandising, graduado em Administração. Em sua uma trajetória profissional, possui experiências no varejo e mercado de luxo, com identidade visual e merchandising, atualmente prestando consultoria de marketing e branding.

Entre seus diversos trabalhos atuou como Designer Gráfico e Fotografia para o filme ‘Loop’, fez a Identidade Visual e Mídias Digitais para o projeto ‘Missivas’, Identidade Visual e Merchandising para o Projeto ‘Raiz do Pantanal’; Fotografia para Identidade Visual de Karola Nunes nos projetos do ‘Circula MT’ e ‘Prêmio TV Centro América’.

Ricardo Correa Silva também é graduado em Administração, com ênfase em Comercio Exterior, na UNIC, com MBA em Gestão Estratégica da Inovação, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e em Gerenciamento de Projetos, pela UGF/RJ. Atua como consultor em elaboração, captação, execução e acompanhamento de projetos de inovação para submissão de editais de fomento e de inovação tecnológica, como Finep, Fapemat, Senai/Sesi, além de elaboração de projetos para captação de recursos.

Atua também no desenvolvimento de modelos de Gestão de Inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, criação de protótipos, analise de mercado de patentes, marcas e desenhos industriais. Pesquisa e desenvolvimento, lançamento de produtos e monitoramento; Gestão, acompanhamento e encerramento de Prestação de contas de Projetos.

Programação completa

25/07, 9h às 18h
Consultorias: ‘Design de Estratégia’, ‘Preparação e Elaboração de Portfólio’ e ‘Branding’

25/07, às 19h
Palestra: O poder do Coletivo Criativo

26/07, 9h às 18h
Consultorias: ‘Design de Estratégia’, ‘Preparação e Elaboração de Portfólio’ e ‘Branding’

Territórios Criativos

Territórios Criativos é um projeto que oferece uma série de atividades de capacitação e orientação como palestras, painéis, oficinas e consultorias gratuitas para artistas, produtores culturais e empreendedores criativos em diferentes espaços, nos quais as pessoas realizam trocas, compartilhamentos e produções criativas.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes