Negócios

Mapa zera impostos dos principais inseticidas da safra brasileira

1 minuto de leitura
Mapa zera impostos dos principais inseticidas da safra brasileira
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou, nesta terça-feira (25), a retirada da alíquota de importação de dez ingredientes ativos utilizados na formulação de 60% dos inseticidas utilizados nas lavouras do país.

A decisão foi pleiteada pelo Mapa e aprovada, em caráter de urgência, pelo Comitê Executivo de Gestão da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) durante reunião em Brasília (DF).

A alíquota de importação sobre esses produtos era 8%. Com a decisão, a taxa foi zerada e, segundo Maggi, dará ao produtor um certo alívio na composição dos custos de produção.

Os inseticidas que receberam essa isenção são utilizados nos cultivos de soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo.

Entre os ingredientes ativos estão: bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur.

Segundo o ministro, a decisão passa a valer quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deve demorar uma semana. “O ministério trabalha para reduzir os custos de produção, aumentar a renda do produtor e colocar mais produtos na mesa dos consumidores brasileiros e estrangeiros”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes