MAPA altera calendário de retirada da vacinação contra a aftosa

Ao invés de maio, as vacinações prosseguem até novembro de 2019

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

De acordo com o direto técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, que participou do encontro, a decisão foi tomada após análise técnica das ações executadas pelos Estados do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa em bovinos e bubalinos.

No planejamento inicial a última etapa de vacinação, para o bloco I seria em maio deste ano. Com a alteração, as vacinações prosseguem até novembro de 2019. “Apoiamos a decisão por estar pautada em avaliações técnicas que darão mais credibilidade ao Plano e mais segurança ao produtor”, afirmou o diretor técnico da Acrimat.

A retirada faz parte do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa em bovinos e bubalinos nos estados participantes do Bloco 1 que tem Acre e Rondônia e os estados do Amazonas e Mato Grosso como zona. No caso de Mato Grosso, cinco municípios fazem parte do bloco: Rondolândia, Colniza, Juína, Aripuanã e Comodoro. Agora, essas regiões seguirão vacinando normalmente até novembro de 2019.

Além do diretor técnico da Acrimat, participaram da reunião, que teve início na terça-feira (26.03), a equipe técnica do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o presidente do órgão, Tadeu Aurimar Mocelin, representantes da Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso (SFA), o diretor da Federação da Agricultura, Pecuária de Mato Grosso (Famato), Antônio Carlos Carvalho, e o diretor-executivo do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Juliano Ponce.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom alta de 78,83%, batata-inglesa pressiona inflação de Páscoa
Próximo artigoSuposto primeiro cartaz de Star Wars: Episódio IX vaza na internet; confira