Manutenções preventivas garantem eficiência das unidades de saneamento

Águas Cuiabá vai realizar limpeza nas estruturas que compõem a captação do Ribeirão do Lipa no próximo dia 4/3

O dia a dia de uma operação de saneamento básico envolve diversas funções a fim de garantir que a água chegue a cada unidade consumidora e depois retorne para as estações de tratamento de esgoto. Com o objetivo de assegurar a qualidade na prestação dos serviços, a Águas Cuiabá, concessionária responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital mato-grossense, conta com estruturas bem equipadas e sistemas modernos. Para garantir a boa performance das unidades operacionais, a companhia realiza, rotineiramente, manutenções preventivas. Uma delas vai ser realizada na próxima segunda-feira, dia 4 de março, na captação de água do Sistema de Abastecimento Ribeirão do Lipa.

Localizada no Rio Cuiabá, a captação Lipa é responsável por abastecer a estação de tratamento de água que leva o mesmo nome, além da ETA Central, situada na rua Presidente Marques. “Chamamos esse tipo de medida operacional de Parada Programada. Quando uma situação assim vai ocorrer, nós avisamos a comunidade, para que todos possam estar preparados, fazendo a reservação prévia nas caixas d’água, e cientes de que o abastecimento, eventualmente, pode ser impactado”, explica o gerente operacional da Águas Cuiabá, Paulo Mário Cardoso.

As manutenções podem requerer medidas que influenciem o funcionamento das unidades de saneamento básico. A ação da próxima segunda-feira, por exemplo, só será possível mediante o desligamento, por duas horas, da unidade de captação Lipa. O reflexo se dará na operação das ETAs Lipa e Central que, durante esse período, vão parar de receber água. “Enquanto a captação estiver passando por procedimentos de manutenção, as ETAs vão distribuir a água que já estará armazenada em seus respectivos reservatórios, possibilitando a continuidade do abastecimento”, complementa Cardoso.

Responsáveis pelo abastecimento de 51% da capital, a redução da produção nas duas ETAs pode impactar o volume de distribuição de água. O retorno à normalidade no abastecimento está previsto para ocorrer dentro de 24 horas após encerrada a manutenção. “Para que a água chegue às unidades consumidoras, ela precisa receber um impulso, que chamamos de pressurização. Mas é importante que essa etapa seja feita com muito cuidado, porque o excesso de pressão na rede de água pode provocar rompimento nas tubulações – e é fundamental evitar que isso ocorra. Por esse motivo, a retomada no abastecimento pode levar algumas horas. A compreensão de todos, então, é muito importante”, observa o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fernando Fabbriani, ressaltando que o cliente tem um canal aberto de comunicação com a concessionária por meio do 0800 646 6115.

SERVIÇO
O que: Parada Programada para Manutenção Preventiva
Quando: 04 de março, das 8h às 10h
Onde: Captação Lipa
Atendimento ao cliente: 0800 646 6115

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJuiz decreta prisão preventiva de jovem que matou a amiga
Próximo artigoDom Sebastião inaugura nova unidade no Pantanal Shopping