A Propósito

Manipulação de dados

Justiça Eleitoral acatou pedido do grupo de Mauro Mendes para que postagens de Márcia Pinheiro sejam suspensas de redes sociais

1 minuto de leitura
Manipulação de dados
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça Eleitoral mandou a candidata ao Governo de Mato Grosso Márcia Pinheiro (PV) retirar do ar postagens em supostamente simularia crescimento nas pesquisas de intenção de voto. 

A juíza Ana Cristina Silva Mendes acatou um recurso da coligação encabeçada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), candidato à reeleição.

Segundo a decisão, o marketing de Márcia teria combinado dados diferentes para mostrar que sua campanha melhorou nas últimas pesquisas divulgadas no Estado. 

A equipe de Márcia Pinheiro teria comparado uma pesquisa em que ela aparece com 14% de intenções de votos a outra, em que o número corresponde aos votos válidos, cujo percentual é maior. 

Segundo a coligação, os dados publicados em redes sociais “manipulariam os eleitores a acreditar em crescimento nas pesquisas”. A juíza Ana Cristina acatou o argumentou e estabeleceu multa de R$ 10 mil, caso a decisão não seja cumprida. 

A assessoria de campanha de Márcia Pinheiro informou que os posts citados pela Justiça Eleitoral já foram retirados do ar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes