Mandato sem fim: Selma terá 10 dias para se defender junto a comissão do Senado

Definição sobre o futuro da senadora cassada deve ficar para o final de fevereiro

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A senadora Selma Arruda (Podemos) terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto à Comissão Diretora do Senado, que analisa a cassação de seu mandato.

Na manhã desta quarta-feira (12), em reunião com a comissão, o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), junto aos demais membros, definiu que o relator do processo será o senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Após a defesa de Selma, Eduardo terá cinco dias para apresentar seu parecer sobre a matéria. Se tudo ocorrer dentro do prazo, o parecer deve ser apresentado até 28 deste mês.

Selma teve o mandato cassado em 2ª instância pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro de 2019, pela prática de caixa 2 e abuso de poder econômico. Com a decisão, ficou inelegível por oito anos.

Rito de Capiberibe

Na última semana, Alcolumbre disse em Plenário que adotará o mesmo rito de 2005, quando a Mesa Diretora teve que declarar a perda de mandato do ex-senador João Capiberibe.

Comissão do Senado: prazo de 10 dias para Selma Arruda se defender (Foto: Agência Senado)

A próxima reunião do colegiado ficou definida para a primeira semana de março, quando, provavelmente, o futuro de Selma Arruda será definido.

Por meio de assessoria de imprensa, o senador Eduardo Gomes informou que fará seu trabalho, cumprindo rigorosamente o regimento e os prazos legais.

“Sua posição será apresentada no relatório, sem nenhuma possibilidade de antecipação”, ressaltou.

A decisão da Comissão Diretora posterga a possibilidade de Carlos Fávaro (PSD) assumir a vaga de Selma de forma temporária, conforme determinou o presidente do Supremo Tribunal Federal (TSF), Dias Toffolli.

Enquanto isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso segue normalmente o cronograma para a realização de uma eleição suplementar para o Senado, no próximo mês de abril.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAos 51 anos, Jennifer Aniston ainda quer ser mãe
Próximo artigoAves de Rapina precisa faturar US$ 250 milhões para não dar prejuízo

O LIVRE ADS