Mamaço marca semana de conscientização para doação de leite humano

Pantanal Shopping recebe mães e bebês neste sábado. Programação envolve universo materno e infantil

(Foto: Mídia Ninja)

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, o Pantanal Shopping celebra em 19 de maio, o dia Mundial de Doação de Leite Humano, com mamaço e uma programação inteiramente dedicada ao assunto, concentrada no piso 2, ao lado da Riachuelo.

Antes, entre os dias 18 e 25, em uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, acolhe a campanha Aqui Tem Vida. O fraldário será ponto de coleta de frascos de vidro em uma iniciativa para suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

De acordo com a assessoria, todos os shoppings da rede Ancar Ivanhoe, realizam simultaneamente o projeto, nas cinco regiões em que está presente, em parceria com a Fiocruz: às 15h no horário de Brasília e 14h em Cuiabá.

Na programação do sábado estão previstas uma roda de conversa sobre amamentação e ordenha, musicalização para bebês, pintura de barriga, massagem relaxante, massoterapia e atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano e sobre como montar uma horta doméstica. Além da Exposição fotográfica sobre o tema Amamentação e Pingentes de leite.

Segundo a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, a empreitada visa melhorar indicadores do aleitamento materno. “Convidamos as mães que estão amamentando para participar dessa tarde especial no mall e chamar a atenção da sociedade, com objetivo de ampliar o número de mães amamentando”, pontua.

Segundo Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, o movimento tem o objetivo de reforçar a importância de um gesto tão simples que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil do Brasil. “Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. Temos ciência da capacidade instalada de nossos shoppings de atuar como agentes transformadores da realidade e não medimos esforços para promover um grande mamaço aliado a uma campanha de arrecadação de frascos que pode salvar vidas de mais de 160 mil crianças em todo o país”, analisa.

Frascos

Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização. “A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente, angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar”, aponta.

O dia 19 de maio emerge como marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a salvaguarda da vida de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno como fator de sobrevivência. E apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

“A parceria com a Ancar é uma experiência ímpar e inédita no Brasil. A empresa, sob a égide da responsabilidade social, encampou o movimento e se disponibilizou a abrir espaço em shoppings de todo o Brasil para a campanha de doação de frascos”, completa Aprígio.

Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro.

Programação

13h – Abertura do Dia Mundial de Doação de Leite Humano – Pantanal Shopping, rBLH e SES-MT

13h15 – Roda de conversa – Amamentação e ordenha: doando vida. Com Carolina Vieira Peixoto da Silva Moura, médica e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano “Via Láctea – caminho, luz e vida”.

14h – Mamaço

14h30 – Musicalização para bebês – com Keroll Weidner

14h30 às 17h:

  • Massagem relaxante com a fisioterapeuta Kênya Martins
  • Massoterapia com Elisangela Miranda
  • Pintura de Barriga com Bem Gerar e Roda da Luz

16h às 17h

  • Atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano – com Ninho Montessori
  • Atendimento individual sobre como montar uma horta doméstica – com Sulaine Barbosa agronoma

Exposições de arte:

  • Elis Freitas – Exposição fotográfica “Mulheres Amamentando”
  • Chris Costa Marques – Exposição Fotográfica de Um Olhar Especial Photografia: “Amor de Peito: a Arte de Amamentar
  • Thatty Doula – Exposição de Pingentes de leite
  • Daniela Monteiro – Exposição de telas “Aquarela”

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRosário Oeste divulga edital para advogados
Próximo artigoFamílias são retiradas de área da prefeitura e levadas para ginásio