Mais Médicos: mais de 6 mil se inscrevem no primeiro dia; 96 vagas são para MT

Em Mato Grosso, sete municípios são considerados de “extrema pobreza” e abriram 14 vagas

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O primeiro dia de inscrições da contratação emergencial de profissionais para atenderem ao programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, recebeu mais de seis mil cadastros, conforme balanço do órgão federal. No entanto, apenas um terço dos inscritos teve o cadastro efetivado, após cumprirem com as exigências do Edital. Segundo informou a Folha de SP, os primeiros inscritos já reservaram seus espaços em capitais e cidades mais desenvolvidas.

Ao todo foram disponibilizadas mais de 8 mil vagas, deixadas por médicos cubanos que saíram do programa depois que o Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), comunicou o rompimento do acordo de cooperação firmado com o Brasil. A medida foi tomada após declarações feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Como muitos dos profissionais já deixaram seus postos na última segunda-feira (19), as contratações acontecem de forma emergencial e têm caráter imediato. Dessa forma, 2.209 inscritos já foram alocados para os postos de trabalho desejados e, assim, as vagas escolhidas foram retiradas do sistema. Conforme apurou e divulgou a Folha, as primeiras inscrições pediam postos em capitais e cidades mais desenvolvidas.

Em Mato Grosso, após a saída de mais de 130 profissionais, 96 vagas foram disponibilizadas para atender a 53 municípios. Desses, sete são considerados de “extrema pobreza”, sendo eles: Alto Boa Vista, Colniza, Cotriguaçu, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Nazaré, Porto Esperidião e Porto Estrela. Alguns deles, como Colniza, estão distantes mais de mil quilômetros da capital, Cuiabá.

O maior número de vagas do programa foi disponibilizado para o município de Tangará da Serra, onde 15 médicos deverão ser contratados. Além dos 96 novos profissionais, Mato Grosso também conta com outros 100 especialistas brasileiros que participam do programa.

As inscrições para o Mais Médicos seguem até domingo (25), e devem ser feitas no portal do Programa Mais Médicos. Caso haja vagas remanescentes, um novo edital deverá ser publicado. Para conferir a relação de cidades mato-grossenses com vagas, acesse aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLadrões invadem comércio, fazem idoso refém e quase são linchados por moradores
Próximo artigoCDL Cuiabá realizará Campanha de Recuperação de Crédito