Negócios

Mais gado que gente: MT sozinho tem quase 15% do rebanho nacional

Dados de 2019 divulgados pelo IBGE mostram que Mato Grosso superou todos os Estados no Nordeste juntos

1 minuto de leitura
Mais gado que gente: MT sozinho tem quase 15% do rebanho nacional
Imagem Ilustrativa (Foto: Ascom/Acrimat)

Com 31,7 milhões de cabeças de gado – cerca de 10 vezes bois que habitantes -, Mato Grosso sozinho concentra 14,8% no rebanho nacional.

Os números são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2019), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que mostra que o rebanho de bovinos – com 214,7 milhões de cabeças no país – teve alta de 0,4% no ano passado.

De acordo com o IBGE, a pecuária brasileira teve, em 2019, influência do contexto internacional. Abalada pela peste suína e visando a atender o mercado crescente interno, a China importou do Brasil 497,7 mil toneladas de carne bovina, o que representa uma expansão de 54,4% ante 2018.

O crescimento do rebanho veio após dois anos de retração. E foi puxado por Mato Grosso que – novamente, sozinho – aumentou seu plantel em 5,1%. Quase o dobro do registrado por todos os Estados da Região Nordeste (2,7%), que também ajudou a puxar esse incremento.

Com isso, a Região Centro Oeste permaneceu líder em participação no efetivo de bovinos no país (34,5%), com um total de 74 milhões de cabeças.

Apesar disso, o maior município produtor no Brasil está no Pará: São Félix do Xingu, com 2,2 milhões.

Leite

Apesar disso, a produção de leite não é o forte mato-grossense. O título fica com Minas Gerais. O Estado respondeu por 27,1% da quantidade total produzida, tendo um aumento de 5,7% em relação a 2018.

E ainda assim, o preço médio pago pelo litro de leite no Brasil subiu 6,7% no ano passado.

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes