Mais de R$ 1 mi em queimadas

Defesa Civil de Cuiabá diz que situação de queimadas urbanas e rurais na Capital está crítica e pode piorar

(Foto: Reprodução/Sicom Cuiabá)

A Defesa Civil de Cuiabá já aplicou R$ 1,3 milhão em multas por queimadas ilegais neste ano. O órgão registrou 25 ocorrências desde 16 de junho

As queimadas ocorreram tanto em área urbana quanto em regiões mais afastadas, como o Cinturão Verde e o Distrito Industrial.   

O incêndio de maior proporção foi registrado nesta semana, na área de duas indústrias, na Rodovia Helder Cândia. Brigadistas da Defesa Civil trabalharam no combate ao fogo entre a tarde de quarta-feira (29) e final da manhã de quinta-feira (30). 

A situação está ficando crítica. A umidade relativa do ar está muito baixa, com previsão de chegar abaixo de 20%. Por isso, a gente pede que não coloquem fogo em terrenos, não queimem lixo. A fumaça que essas queimadas provocam vai causar problemas respiratórios. E as pessoas que passam mal por isso vão acabar na mesma fila de quem está com covid”, lembra o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti. 

O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, previsto na Lei Federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos.  

Na zona rural, o período proibitivo este ano vai de julho a setembro. A Lei Complementar nº 004/1992 também proíbe as queimadas de vegetação nos terrenos baldios. Mesmo que o dono do terreno não tenha dado início ao fogo, é dele a responsabilidade pelo cuidado do imóvel. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReceita Carbonara Trufado por Chef Hall Galeski
Próximo artigoMulher vê ex com nova namorada e tentar atropelar ela e a filha em Cuiabá