Mais de 31% das amostras de fertilizantes coletadas durante CT Soja foram reprovadas

Produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora

Mais de 31% das amostras de fertilizantes coletas durante a 11ª edição do Circuito Tecnológico Etapa Soja foram reprovadas, segundo dados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

As análises, segundo a Associação, foram encaminhadas para laboratórios credenciados que constaram que 31,9% não atendiam os requisitos necessários.

Leia também:
Circuito Tecnológico Etapa Soja completa 10 anos

Para o diretor administrativo da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, essa pesquisa é suma importância para o produtor. “E serve para alertá-los a fazerem sua própria análise também, a confiarem a laboratórios credenciados e acreditados pela Embrapa e o Ministério da Agricultura”, disse.

A gerente de Sustentabilidade Socioambiental da Associação, Marlene Lima, explica que os produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora e cobrar os devidos esclarecimentos. “Até por se tratar de direito do consumidor. Temos casos de produtores que tiveram problemas com fertilizantes, como resultados muito aquém do esperado, eles reclamaram e foram ressarcidos pela empresa fornecedora”, orientou.

As amostras são coletadas nas fazendas do Estado pelos supervisores de projetos da entidade, são analisadas em laboratórios e o resultado da análise é comparado com a garantia informada pelo fabricante.

A comparação é feita por meio de laudo, realizado por um consultor técnico independente (contratado pela Aprosoja-MT). Neste laudo ele avalia cada amostra individualmente e considera todos os nutrientes informados na garantia pelo fabricante.

Marlene Lima lembra ainda que para fazer o laudo, o consultor considera a legislação vigente a qual os fertilizantes fazem parte, que é regida pelo Ministério da Agricultura.

*Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProalmat: fim do prazo de adesão
Próximo artigoPresidente interina da Bolívia promete eleições o mais rápido possível

O LIVRE ADS