Principal

Maggi deve propor cota para importação de leite do Uruguai

2 minutos de leitura
Maggi deve propor cota para importação de leite do Uruguai

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deverá propor um acordo de cota para a importação de leite do Uruguai. O modelo já vem sendo executado com outro país vizinho, a Argentina. A medida visa atender um pedido dos produtores de leite brasileiros que se dizem prejudicados com as importações do produto uruguaio. 

Na próxima semana, em São Paulo, Maggi deve se reunir com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre, para tratar do tema.

Nesta terça-feira (22), o ministro recebeu de representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) sugestões que poderão inibir o volume de importação de leite uruguaio, que estaria desequilibrando os preços no Brasil.

Uma das propostas recebidas pelo ministro é de alterar a Instrução Normativa nº 11/1999, proibindo a compra para programas governamentais de produto lácteo não embalado no estabelecimento de origem, além da exigência da redução do período de validade em prateleira quando internalizado.

De acordo com a OCB, o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, tem desagradado a produtores nacionais.

Além da OCB, o ministro tem recebido apelos de representantes do setor, do governador gaúcho José Ivo Sartori e da senadora Ana Amélia (PP/RS), entre outras autoridades para interceder junto ao governo do Uruguai.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes