Variedades

Maestro e sommelier se unem em projeto de apreciação da música e do vinho

4 minutos de leitura
Maestro e sommelier se unem em projeto de apreciação da música e do vinho
O maestro Fabrício Carvalho e a sommelier Kézia Giugni: unidos pelo amor à música e ao vinho

Desde os tempos mais remotos, o vinho é combustível de grandes acontecimentos. A bebida alcoólica fermentada feita de uvas, que dentre outros tantos predicados é considerada o elixir da felicidade, já foi incorporada a rituais religiosos, à culinária de vários países e ainda, quando utilizada como lubrificante social, foi coadjuvante de decisões políticas históricas. Na contemporaneidade, segue firme e forte no posto de bebida da partilha.

Imbuídos deste espírito, altamente festivo, o maestro Fabrício Carvalho e a sommelier Kézia Giugni estreiam nesta sexta-feira (23), às 21h30, o que deve virar uma série de encontros compartilhados com uma plateia, o Assemblage – Música e Vinho In Concert. No clima de um delicioso bate-papo regado à música, eles conduzem os presentes a uma imersão pela história das artes e da humanidade.

Ao piano, o maestro Fabrício Carvalho executa repertório de bom gosto para ilustrar as curiosidades sobre o vinho, contadas por aquela que é uma das expoentes do assunto. O resultado é sinestesia pura. Nesta noite, os sentidos da visão, olfato, paladar e audição serão altamente explorados. Para os amantes do vinho, será uma excelente oportunidade de ampliar o repertório.

A sommelier ressalta que não se trata de um masterclass, ou seja, todo e qualquer tipo de bebida pode ser consumida ao tempo em que o concerto é apreciado. “Não tem menu, nem sequência de vinhos. É um momento de descontração”, ressalta.

Enquanto o maestro estará ao piano, Kézia se lançará em uma movimentação cênica, incluindo troca de figurinos durante a apresentação. O charuto entra como objeto cênico e, em outro instante, transforma-se em Julieta. O figurino dialogará com a música, com o personagem e o país de origem.

O ato dedicado a Julieta, por exemplo, ilustrará a história shakespeariana adaptada em apresentações operísticas, do teatro e cinema. Tudo isso para reforçar de forma lúdica, os comentários referentes à produção de vinhos da região de Verona, na Itália.

“Eu toco uma canção para ela, ela dança enquanto canto. É interação o tempo todo”, explica o versátil maestro. A propósito, depois do concerto, ele fará outra apresentação, com 20 músicas que selecionou para seu novo show. Vai ser um bônus muito bem-vindo para quem quer esticar a noite.

“Durante o percurso pela história do vinho, os presentes vão conferir um repertório seleto com standards americanos, tarantelas, clássicos de tenores, música operística, romântica, da antiguidade, tango e até rock e samba. Plural, terá Carlos Gardel, Puccini e divas da música pop, entre outros”, conta o maestro.

“Música e vinho dá rock e tudo mais. Tudo isso para embalar os presentes em uma viagem no tempo, com uma linha definida: de 200 anos antes de Cristo, até os dias atuais. São mais de 2 mil anos da história de cinco países transpostas para 1h15 de apresentação”, completa Kézia. A diversidade e o mix de temas, traduziu-se a partir da escolha do nome do evento. “Assemblage é um termo francês que significa a união de duas ou mais uvas e de duas ou mais artes”, explica.

Os dois amigos se lançaram em uma maratona de pesquisas e viagens para consolidar o projeto idealizado por Kézia em 2014. Prestes a estreá-lo em Cuiabá, os dois já possuem pelo menos três convites para integrar a programação de importantes festivais em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo – neste, participam de evento para 50 produtores de vinho da Itália. “Também já estamos pensando novas abordagens, outros repertórios musicais e tema”, explica o maestro, certo da realização de novas edições.

Para aprimorar o projeto lançado nesta sexta-feira (23), a dupla contou com importantes parceiros, como o preparador vocal e regente de coral, André Vilani e a bailarina Dani Moraes, que colaborou com a orientação cênica de Kézia. Os músicos Welder Da Vitória (contrabaixo acústico) e Daguinel Enoré (sax) acompanham a dupla que realiza a celebração a Baco.

Ingressos: 65-3365-4789

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes