Mato Grosso

Lúdio apresenta propostas em defesa dos agentes comunitários e de combate às endemias

1 minuto de leitura
Lúdio apresenta propostas em defesa dos agentes comunitários e de combate às endemias
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou a proposta de criação de uma frente parlamentar em defesa dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, na sessão de terça-feira (12). No requerimento, ele pede também para ser coordenador da frente, com apoio do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindacs).

A intenção é que a frente trabalhe na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para formular políticas públicas para dar formação técnica e condições de trabalho aos profissionais da área, que necessitam de equipamentos de proteção individual (EPI) para realizar o trabalho com segurança, além de equipamentos de tecnologia.

Outro objetivo da frente é garantir o cumprimento da Emenda Constitucional nº 51/2006, que trata do processo seletivo para contratação dos trabalhadores. Lúdio propôs também uma audiência pública para discutir o tema e comemorar os 13 anos da promulgação da emenda. A frente deve promover debates sobre a questão nos municípios, para regulamentar a legislação estadual e federal.

“Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhando com a comunidade para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças”, argumentou Lúdio no requerimento.

O deputado observou que os profissionais são responsáveis pelas vistorias das residências brasileiras, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e a saúde das famílias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes