Loja de peças de fogão resiste ao tempo e aos hábitos dos consumidores

Toca dos Fogões tem mais de 30 anos de existência no Calçadão da Rua Antônio Maria; dona começou como camelô

Elenice Brandão, 55 anos, vendia peças de fogão como camelô antes de comprar a loja (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

No coração de Cuiabá uma loja que resiste ao tempo e ao costume dos consumidores cuiabanos. A Toca dos Fogões foi o primeiro estabelecimento comercial especializado em venda de peças de fogão na cidade, localizado mais precisamente no Calçadão da Rua Antônio Maria.

Não se sabe exatamente em que ano a loja foi inaugurada. Mas a atual proprietária comprou o local há 33 anos, após passar muitos anos vendendo peças de fogão como camelô na região central da cidade.

Nestas três décadas, Elenice Brandão, de 53 anos, viu muita coisa mudar, inclusive os hábitos de consumo das pessoas. “Esses dias mesmo uma cliente lembrou que a família toda juntou dinheiro para comprar um fogão. Antigamente se quebrasse tinha que arrumar aquele lá porque não tinha dinheiro para comprar outro”, recordou.

Na época, três marcas dominavam o mercado: Dako, Brastemp e Continental. O preço não era tão acessível, mas a durabilidade era maior. Diferente de atualmente, onde diversas marcas dividem o mesmo mercado, o preço é mais em conta e qualidade dos produtos nem tão grande assim, segundo a comerciante.

A mudança de hábitos de consumo fez com que a procura por peças caísse e, por consequência, a atividade da loja diminuísse. “Enricar ninguém enricou, a gente paga as contas e sobrevive”, lamentou.

Junto dela, os dois filhos de 37 e de 30 anos ajudam no dia a dia da loja e já têm planos para o futuro. Kamilla Aragão, a filha mais nova, já pensa em conceitos como empreendedorismo para dar uma roupagem nova para o local.

“Caso ela quiser se aposentar e ficar em casa, eu posso continuar. Mas não exatamente do jeito que está. Acho que a gente tinha que mudar algumas coisas, ampliar a loja, trazer outro tipo de mercadoria, que não sejam somente peças de fogão, quem sabe uma loja de utilidades”, disse Kamilla.

Mas se engana quem pensa que a Toca dos Fogões só vende peças para fogões. Ao entrar na loja, já é possível ver a grande quantidade de peças para liquidificador, para panelas de pressão, para máquinas de lavar, para ventiladores e até mesmo ferros de passar roupa elétricos.

Apesar das mudanças com o passar dos anos, Elenice possui clientes fieis de 30 anos atrás, alguns deles ainda tem em casa os fogões antigos, verdadeiras raridades. Geralmente trata-se de um público mais velho, que ainda não perdeu o costume de consertar ao invés de comprar um novo eletrodoméstico.

A Toca dos Fogões funciona na Rua Antônio Maria, nº 284, no Centro de Cuiabá.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS