Lockdown: veja o que poderá funcionar em Cuiabá e Várzea Grande

Quarentena obrigatória terá duração mínima de 15 dias e medidas restritivas para a maior parte dos setores da economia

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

A partir desta quinta-feira (24), Cuiabá e Várzea Grande (região metropolitana) devem devem entrar em regime de lockdown por determinação da Justiça. A “quarentena obrigatória”, como está sendo chamada pelo governo do Estado, terá duração mínima de 15 dias e restrições ao funcionamento de algumas atividades econômicas.

Apenas serviços públicos e atividades essenciais, listados em decreto pelo governo federal – com exceção das academias, salões de beleza e barbearia – serão mantidas.

Entre os principais estão serviços médico hospitalar, farmácias, unidades lotéricas e supermercados. Estes, permanecerão funcionando.

Também são consideradas essenciais: atividades religiosas, segurança pública e privada, telecomunicações, call center, serviços funerários, transporte interestadual e internacional e serviços postais.

Durante o lockdown, a circulação de pessoas nas ruas é restrita aos trabalhadores dessas áreas. A previsão é que barreias sanitárias sejam instaladas nas entradas e saídas das cidades.

Atividades de lazer com aglomeração estão proibidas. A lista inclui shoppings centers, jogos de futebol, shows, bares e restaurantes, parques e cinemas.

Outros municípios

Além de Cuiabá e Várzea Grande, outros municípios receberam recomendação do governo para iniciar um lockdown. Nesse caso, as medidas têm caráter orientativo e os prefeitos é que decidem se adotam ou não. Também são eles os responsáveis pela fiscalização e possíveis penas aos infratores.

Cáceres é um exemplo de cidade que já iniciou a quarentena obrigatória. A medida começou a valer nesta segunda-feira (22), depois que o município foi enquadrado como zona vermelha – de risco muito alto – para o contágio da covid-19.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher com deficiência desaparece, é encontrada morta e padrasto é preso
Próximo artigoVocê se consultaria com um dentista que fez estágio online? CRO não recomenda