Livro com poesias de alunos do Nilo Póvoas será lançado pelo projeto Poesia Necessária

Além do livro, haverá exposição de fotografias. Evento será às 9h, na própria escola

Viviene Lozi é uma das idealizadoras do projeto, junto ao escritor Antônio Sodré (in memoriam)

Idealizado por um notável da literatura mato-grossense, Antônio Sodré (in memoriam) e pela produtora cultural, Viviene Lozi, o projeto Poesia Necessária segue transformando o cotidiano da comunidade escolar, com atividades de estímulo à leitura, oficinas de fotografia e lançamento de livros.

Nesta quarta-feira (22), um evento especial movimenta a escola Nilo Póvoas, a partir das 9 horas. No mesmo formato dos outros anos, haverá uma exposição fotográfica – desta vez, fruto da oficina realizada pelo artista Heitor Magno – e o lançamento do quarto volume do livro Poesia Necessária.

De acordo com Viviene Lozi, na exposição também estarão expostos os poemas produzidos nas aulas do escritor Vinicius Masutti e algumas crônicas, fruto das oficinas do escritor Marinaldo Custódio, além das aulas de declamação, que neste ano ficaram por conta do ator e produtor cultural, Eduardo Espíndola. A escola também receberá uma pintura mural com a marca dos quatro livros, um presente do Ponto de Cultura Poesia Necessária.

Segundo a idealizadora, que organiza a série de atividades ao lado de Marinaldo Custódio e Eduardo Espíndola, o projeto incentiva e fomenta a prática da leitura e escrita na comunidade escolar. “A ONG Ação Cultural vem produzindo, organizando e aprimorando a metodologia há 11 anos. Chegamos agora à 4ª edição do livro Poesia Necessária, com poesias produzidas por alunos da instituição”, ressalta.

O livro conta também com prefácio de Vinícius Masutti, que ressalta: “ensinar é a melhor forma de aprender. Nas páginas desta edição, encontraremos um pedaço dos autores, porque poesia só é possível com verdade e sinceridade, e por isso é tão necessária”.

Já a capa do livro é uma das 15 ilustrações doadas ao projeto pelo artista plástico Adir Sodré, irmão do poeta Antônio Sodré.

No decorrer das ações os alunos tiveram palestras de diversos temas e visitas guiadas para conhecer sobre a literatura mato-grossense e durante uma das visitas, foram recebidos no escritório do advogado e escritor Eduardo Mahon. Também membro da Academia Mato-Grossense de Letras, falou sobre literatura e seus trabalhos publicados.

A coordenadora pedagógica da E.E Prof. Nilo Póvoas, Ana Maria, diz que o projeto empolgou e transformou a realidade das crianças. “Os alunos ficaram encantados com a metodologia e generosidade que todos tiveram, especialmente Eduardo Mahon, que contou um pouco sobre seu trabalho, além dos diversos livros que ganharam de presente do escritor”, conta.

Ao longo de todas suas edições, desde 2005, além de promover as habituais atividades de leitura, criações de poemas e crônicas, passou a promover oficinas de fotografia e intervenções digitais, como nesta mais recente, em que os participantes têm desenvolvido crônicas, poemas, fotos e declamação.

A ações do Poesia Necessária foram contempladas no edital de ponto de cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Ministério da Cultura, já que o projeto ganhou status de Ponto de Cultura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSolidariedade e emoção: família que mora na beira de esgoto vive um dia especial
Próximo artigoCotação do milho apresenta crescimento de 8,26% na primeira quinzena deste mês