Passar o Natal longe da família, para muitos, é motivo de saudade e solidão. Para quem está longe por motivos de saúde, a data se torna ainda mais difícil. Essa é a realidade de muitas mães e pais que saem do aconchego do lar em busca de atendimento oncológico para seus filhos – crianças que enfrentam uma árdua batalha pela vida.

Há pelo menos uma década, alguns amigos se reuniram para levar itens de necessidade básica, alegria e amor até essas famílias – formando então o Grupo Humanizando, capitaneado por uma apaixonada pelo trabalho voluntário, Sâmia Barros.

[featured_paragraph]”Eu vivenciei a rotina de hospital e sei o quanto é difícil. É uma forma de agradecer o apoio que recebi”, disse a repórter do LIVRE Lidiane Barros. [/featured_paragraph]

O grupo se reúne duas vezes por semana no setor de oncologia da Santa Casa de Cuiabá, e em dezembro promove uma festa de Natal para os pacientes. Na edição deste ano, o LIVRE Voluntário deu uma forcinha durante a festa, distribuindo cachorro-quente e água mineral Kanindé aos 250 convidados.

“Foi um resgate espiritual para mim. Eu vivenciei a rotina de hospital e sei o quanto é difícil ver uma pessoa que amamos tanto, tão fragilizada. É uma forma de agradecer o apoio que recebi”, relatou a repórter do LIVRE Lidiane Barros, que perdeu a mãe Alcina Freitas há dois anos para a doença.

Durante toda manhã de sábado (16), na sede da Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), famílias de crianças que estão em tratamento de câncer e da creche Obras Sociais Antônio de Pádua, de Santo Antônio do Leverger, compartilharam momentos de alegria e descontração. O artista principal, o Papai Noel, também compareceu e distribuiu presentes especiais para dezenas de crianças.

Natal Livre Voluntário Humanizando câncer
Clovis Matos, o “Papai Noel”, participa da festa há anos: é sempre um prazer

“É sempre um prazer participar dessa bonita festa”, disse à reportagem do LIVRE o “Bom Velhinho” mais amado do Estado, Clóvis Matos. Os presentes foram doados por empresários(as) que, no decorrer do ano, “adotam” algumas crianças contribuindo com a compra de medicamentos, leite e fraldas.

Eloisa Mani, de apenas 5 aninhos, foi uma das contempladas. Ganhou o tão sonhado tablet das princesas. Ela passou o último ano lutando contra o câncer e, desde o fim de novembro, entrou na chamada fase de “manutenção”, após curar-se da doença. “É uma alegria, né. Ela se divertiu muito com o irmão”, resumiu a mãe, Raquel Mani da Silva, visivelmente emocionada.

Outro exemplo de superação vem da jovem Jhennifer, 15 anos, que descobriu recentemente um tumor na perna esquerda. Ela ganhou um notebook e afirmou estar disposta a voltar aos estudos assim que o tratamento acabar.

“É uma emoção muito legal, ver aquelas carinhas lindas, sorridentes, maravilhadas com os presentes”, lembrou Vanda Dallas, que apadrinhou quatro crianças. “Isso faz bem para eles, e principalmente para nós”, completou.

Natal Livre Voluntário Humanizando câncer
Vanda Dallas apadrinhou quatro crianças: é uma emoção muito grande, faz bem para gente

Além da ajuda do LIVRE, outras empresas e associações contribuíram para a festa acontecer: Águas Kanindé, Saião Salgados, Subway, Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat Voluntário), La Provence, Karla Di Grecco, Cartório do 2º Ofício, Multi Padrão, Solar BR, Escola Bateras Beat Cuiabá, advogado Renato Chagas, Mara Brizot e Lydia.

VEJA A GALERIA DE FOTOS CLICANDO AQUI.

Livre Voluntário

Sobre o LIVRE Voluntário
O projeto nasceu da vontade de transformar a realidade em que estamos inseridos, contribuindo com pequenas ações, mas, que fazem diferença no cotidiano dos mato-grossenses. “Dessa forma construímos mais empatia com a sociedade e entre nós mesmo, reforçando os laços da equipe”, afirmou a editora do LIVRE, Gabriele Schimanoski.

O diretor-presidente do LIVRE, Pedro Neves, destacou que esta é a primeira de muitas ações. “O LIVRE sempre foi pensado como uma empresa cidadã. E sentimos a necessidade de provocar a sociedade, sempre em busca de alternativas para promover benefícios em nossa Capital, Estado e país”, resumiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes