Dedicado a apresentar a diversidade da literatura brasileira, através de obras e escritores clássicos ou contemporâneos, o evento “Leituras Possíveis” chega a mais uma edição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta quinta-feira (19). Desta vez, a discussão terá como norte a vida e obra do multifacetado Nelson Rodrigues, às 19h, no auditório “M” do Instituto de Linguagens (IL).

Teatrólogo, jornalista, romancista, folhetinista, cronista e dramaturgo, o representante pernambucano da nata de artistas cariocas, Nelson Rodrigues, o “anjo pornográfico”, é lembrado por suas narrações efusivas de partidas de futebol, mesmo com a baixa visão. É considerado pela crítica um gênio da crônica esportiva, publicadas em jornais de grande circulação, entre as décadas de 50 e 70.

Do início da carreira como repórter de polícia, até o jornalismo esportivo, Nelson Rodrigues introduziu o drama, a comédia e a tragédia em sua escrita, destacando-se pela capacidade de retratar a sociedade carioca de sua época. Personalidade polêmica, inaugurou o conceito de “complexo de vira-lata” do brasileiro, tema amplamente discutido pela sociedade até os dias atuais.

A atividade é mais uma do conjunto de ações realizadas pelo projeto de extensão “Da UFMT para a cidade: linguagens em movimento”, que visam promover a reflexão sobre as diversas linguagens que permeiam o cotidiano, propostas pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT.

Comandado pelo mestrando Leandro Brito, o “Leituras Possíveis” é gratuito, terá certificação e não necessita inscrições prévias. Aberto para toda comunidade acadêmica e externa, o debate vem atender a função da universidade em propagar conhecimento, literatura, arte, cultura e educação para além dos limites da universidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes