Lista LIVRE: 5 grandes filmes que trazem o Carnaval em seu enredo

Para quem prefere cair no sofá do que na folia

O Carnaval de 2019 se aproxima! Chegando o dia 25 de fevereiro, já é hora de começar a planejar como passar os dias do grande feriado nacional da melhor forma possível.

Alguns preferem o agito dos bloquinhos, outros gostam do calor dos sambódromos e também tem quem aproveite para pegar uma praia.

Mas se você é do tipo mais introspectivo, também dá para fazer parte da festa: é só conferir essa lista de filmes que tratam da enorme festividade brasileira e escolher um para chamar de seu.

Separamos cinco bons filmes para sambar em casa.

1. Carnaval Atlântida

Muitos podem não saber, mas a indústria cinematográfica brasileira já foi mais forte do que é hoje. No caso, alguns estúdios importavam o modelo americano de produção de cinema, garantindo produções regulares, até a eventual falência.

Nesse contexto, a Atlântida Cinematográfica realizou uma de suas maiores produções em 1952: Carnaval Atlântida.

A divertida comédia é uma das mais acessíveis dentre os filmes antigos da nossa filmografia.

Conta a história de um professor de mitologia que é contratado por um produtor de cinema para fazer um filme sobre Helena de Tróia. Porém, dois malandros querem transformar a aventura épica numa comédia de Carnaval.

2. Ó Paí, ó

O título de sucesso de Lázaro Ramos agitou os cinemas em 2007 e continua sendo um ótimo filme até hoje. Conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador.

Tudo se passa no último dia do Carnaval, quando todos se divertem em meio a muita música, dança e alegria.

Até que dona Joana, incomodada com a farra dos moradores, decide acabar com a festa, fechando o registro de água do prédio. Tudo vira uma torrente de confusões.

3. Rio

A animação americana dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha é uma grande carta de amor ao Rio de Janeiro.

Trazendo a aventura da arara azul Blu, que vem ao Brasil para procriar e salvar a espécie da extinção, o filme tem diversas coisas genuinamente brasileiras como futebol e churrasco.

Porém, o grande clímax do filme, é claro, ocorre em uma das noites agitadas do Carnaval no sambódromo.

4. Trinta

O filme Trinta é bem recente e conta a história do carnavalesco Joãozinho Trinta, desde sua vinda do Maranhão até seu auge no Carnaval do Rio de Janeiro.

O drama mostra também suas apresentações de balé, a ida para o Salgueiro e seu inovador desfile O Rei da França na Ilha da Assombração.

5. Sou o Carnaval

O documentário de 2019 traz um retrato mais cru do Carnaval baiano, com relatos de pessoas anônimas que sustentam o feriado e atração turística do Estado.

O filme também faz um grande panorama sobre os quatro dias de festa que acontece na Bahia.

Uma ótima dica para quem ainda não foi, mas pensa em curtir esse feriado por lá uma vez na vida.

Bônus: Filhos do Carnaval

A série de duas temporadas originais produzidas pela HBO conta a história da família de Anésio Gebara, proprietário de uma escola de samba e banqueiro do jogo do bicho na cidade do Rio de Janeiro.

Na trama há corrupção e lavagem de dinheiro em meio ao Carnaval. Tudo temperado com sexo, violência e a fé dos personagens. Mais brasileiro, impossível!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCachorro com nome e sobrenome: cartório emite certidão canina
Próximo artigoVândalos destroem cabine da MTU no CPA 3; prejuízo é de mais de R$ 20 mil