Limpe a mente

Ter novas possibilidades de visões para a vida, faz-nos enxergar um mundo totalmente diferente.

Há muitos dilemas que enfrentamos na vida. Nem sempre são fáceis de resolver, aliás, custa muito tempo e energia. Porém, as dificuldades e as incertezas são comuns na vida do ser humano, sendo assim, é necessário deletar os pensamentos e atitudes a fim de alcançar um novo começo ou recomeço.

Quem não tem problemas? Difícil encontrar alguém que se enquadra nessa resposta, no entanto quanto mais problemas, dilemas, dificuldades que temos atraído em nossas vidas, maior será a cumulação disso, e com o tempo, o desgaste, estresse, ansiedade contaminam o nosso ser.

Com uma avalanche desses adjetivos negativos, a nossa mente e visão estarão turvadas e embaçadas. Por mais que nos esforcemos, ainda assim, a degradação será impactante. Lutamos e lutamos, mas os nossos projetos e conquistas estimadas não saem do papel.

Quais soluções temos para isso? A regra de ouro é: você precisa dar uma pausa ou stop em tudo que está fazendo. Por quê? Porque é necessário limpar a mente e a agenda de compromissos para descansar e pensar melhor. É necessário limpar a mente, pois muitas vezes, ela já não enxerga mais soluções, uma vez que está viciada nas circunstâncias rotineiras.

Pare! Espere um pouco. Faça uma reflexão da sua vida em todos os aspectos, não deixe de fazer a sua anotação. Limpe a sua mente e comece a ter uma nova visão, busque encontrar por novos primas e ângulos, pois dessa forma, encontraremos caminhos diferente para uma solução profícua e saudável para nossa vida.

Se a mente está poluída e viciada, dificilmente encontrará “portas e janelas abertas” para recalibrar a vida, a fim de encontrar soluções duradouras e sustentáveis.

Quem sabe seja necessário dar “um passo para trás”, a fim de desenvolver e dar “cinco passos para frente”. Se for necessário recuar, para avançar com perenidade, não hesite em recuar, limpar a mente e alcançar os seus sonhos, propósitos e objetivos.

A mesma lógica foi escrita pelo Apóstolo Paulo, o qual disse em Filipenses 3:13: “[…] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”. Se não houver a limpeza da mente para enxergar a vida sob o âmbito de outros ângulos, ficaremos estagnados no passado e no presente, e jamais conseguiremos progredir e mirar para o alvo, com objetivo de ter um futuro melhor e mais feliz.

Para isso, você precisa ser maleável e adaptável. A limpeza da mente deve ser construída em base sólida, porém, flexível. Somos moldados pelas circunstâncias que nos aparecem, uma vez que continuamos a viver nas mesmas limitações de sempre.

Veja o exemplo da carpa japonesa, a qual possui habilidade e capacidade de se adaptar ao tamanho do local onde vive. Se o tanque for grande, como um lago, o peixe poderá chegar a 40 ou 50 centímetros de comprimento. Entretanto, se for colocada em um ambiente pequeno, como um aquário, o seu tamanho não passará de 8 centímetros. O desenvolvimento físico, emocional, espiritual, social e intelectual funciona dessa maneira. Podemos ser aprisionados e não haver desenvolvimento, continuando a ter os mesmos resultados ou, por outro lado, podemos fazer uma limpeza da mente, buscar por novos olhares com propostas de crescimento para a vida, readaptar-se e tornar-se uma “carpa” gigante, sem imposição de limites ou fronteiras.

Precisamos avançar! Precisamos reescrever a nossa vida e a nossa história. A decisão é sua, uma vez que tomar decisões com base nas “nuvens” de problemas e dilemas, é certo que tomaremos a mesma decisão e teremos a vida de sempre, isto é, sem modificações. Reinvente-se! Limpe a mente! Seja adaptável ao seu novo estilo de vida!

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSimone Biles, a saúde mental e o trabalho!!!
Próximo artigoO que eu aprendi com Cinema Paradiso?