Variedades

Lei municipal define que lambadão cuiabano é patrimônio cultural e imaterial

1 minuto de leitura
Lei municipal define que lambadão cuiabano é patrimônio cultural e imaterial
Chico Gil, rei do lambadão, é homenageado em lei

Por um longo período cultuado na Baixada Cuiabana, periferias e festas tradicionais de santo, o lambadão conquista cada vez mais espaço e reconhecimento. Os entusiastas da cultura local e admiradores da música híbrida que resulta da fusão entre a lambada paraense, carimbo e rasqueado – um ritmo genuinamente mato-grossense -, podem celebrar a novidade que vem da Câmara Municipal de Cuiabá.

A lei nº 23/2017, do vereador Mário Nadaf (PV), aprovada nesta quinta-feira, 02, define que o lambadão cuiabano é patrimônio cultural e imaterial.

De acordo com o vereador a ação tem o objetivo de levar o reconhecimento público dessa tradição popular, assim, como homenagear o ‘Rei do Lambadão’, Chico Gil, afinal, o dia que vai celebrar o Dia do Lambadão Cuiabano é a data de aniversário do Chico Gil, 10, de setembro.

O cantor de Poconé Chico Gil que na verdade se chama Francisco da Guia Souza, gravou quatro CDs, porém, o último não chegou a ser lançado oficialmente devido a sua morte no ano  2000, em um acidente de carro. Antes de ser famoso foi pedreiro, carpinteiro, garimpeiro e nunca estudou música nem técnica vocal. Mesmo após anos do seu falecimento as suas canções, são populares quando se trata desse estilo musical.

De acordo com assessoria do vereador, a lei segue os princípios da Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial adotada pela UNESCO em 2003. “O lambadão de Cuiabá abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de ancestralidade. Faz parte da identidade cultural mato-grossense, tão quantos outros ritmos, como o rasqueado, o siriri e o cururu”, declara Mário Nadaf.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes