Mato Grosso

Lei autoriza policiais e servidores da saúde a usar carros apreendidos na pandemia

Lei entrou em vigor na semana passada e vale para veículos com registro adulterado que iriam para o pátio do Detran-MT

1 minuto de leitura
Lei autoriza policiais e servidores da saúde a usar carros apreendidos na pandemia
(Foto: Freepik)

O governo de Mato Grosso sancionou um projeto de lei que autoriza as forças policiais e da saúde a usarem para trabalho oficial veículos apreendidos em ações de segurança que estejam sem identificação. 

Trata-se da Lei 11.192/2020 que estipula: a liberação deverá ser feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), após vistoria e exame pericial.

Caso não sejam identificados a origem e o dono, em decorrência de adulteração de registros, o veículo poderá ser usado em trabalho exclusivo de repressão penal e no combate ao novo coronavírus. 

“Esses veículos são apreendidos principalmente do tráfico de drogas, do crime organizado. Têm a numeração raspada ou adulterada e acabam muitas vezes, após a apreensão, no pátio Detran-MT. Agora poderão ser usados para combate ao crime e auxílio ao pessoal da saúde”, disse o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), autor projeto. 

Segundo ele, a lei terá validade restrita durante o período da pandemia. Os veículos poderão ser usados nos meses em que durar a crise sanitária e se forem apreendidos no mesmo intervalo de tempo. 

A lei prevê ainda que os veículos deverão ser caracterizados à padronização dos órgãos beneficiados, como a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A cada seis meses a Sesp deverá apresentar um relatório sobre a liberação de uso. 

Conforme o Detran-MT, hoje nenhum carro está parado no pátio do departamento, eles estão em depósito nas secretarias municipais de trânsito ou guarda municipal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes