Lavar louça faz bem para a saúde e pode te ajudar a viver mais, diz estudo

E ainda tinha gente achando que a atividade tão monótona só leva tempo de vida...

Um novo estudo americano confirma que uma das atividades caseiras mais monótomas: lavar as louças, pode prolongar sua vida além de fazer muito bem à saúde.

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, em um relatório publicado no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, descobriram que pequenos trabalhos domésticos, como lavar a louça e varrer a casa, podem reduzir significativamente o risco de morte.

O estudo envolveu 6 mil voluntários idosos. Os médicos acompanharam as atividades físicas dos participantes durante uma semana e depois avaliaram suas condições físicas ao longo de três anos.

De acordo com o resultado, aqueles que passaram cerca de 30 minutos diários fazendo tarefas como lavar louça e dobrar roupas tiveram um risco de morte 12% menor que os voluntários sedentários.

Para os pesquisadores, os exercícios físicos ainda são importantes, pois os indivíduos que fizeram 30 minutos de treinos moderados ou intensos apresentaram risco de morte 39% menor. Mas, o estudo é inovador por mostrar que atividades leves, como as tarefas domésticas, são benéficas e importantes para a saúde, o que ainda não era admitido pela ciência.

“As diretrizes atuais de saúde pública exigem que o exercício físico seja pelo menos de intensidade moderada para trazer benefícios ao corpo. O nosso estudo mostra, pela primeira vez, que as atividades leves também melhoram a nossa saúde, mesmo que não estejam nas recomendações médicas”, disse Michael LaMonte, professor de epidemiologia da Universidade de Buffalo.

Anteriormente, já havia sido comprovado que tarefas domésticas simples, como também lavar as louças, diminuem o nível de cortisol no sangue, por consequência, abaixando o estresse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia!
    Sim. Realmente é muito bom ficar ativo. Sejam nas tarefas domésticas, caminhando ou até mesmo passeando. Lembro, apenas, que antes de tudo é importante procurar um cardiologista para saber se está tudo bem
    No mais é procurar ser justo, honesto, educado e caridoso com humanos e pets.
    Sou ativista da causa animal e vegana. Sou amante de animais domésticos e isso faz muito bem para a alma e o espírito.
    Abraços.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUm em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca
Próximo artigoVídeo | Cobra invade casa e se esconde em capô de carro; PMs resgatam animal

O LIVRE ADS