Variedades

Karola Nunes lança álbum com parceiros de Céu, Elza Soares e Tulipa Ruiz

3 minutos de leitura
Karola Nunes lança álbum com parceiros de Céu, Elza Soares e Tulipa Ruiz

A cantora e compositora Karola Nunes segue a passos largos na música autoral com o lançamento de seu primeiro e esperado álbum “Somos Som”. Com produção musical de Gustavo Ruiz – Grammy Latino por Dancê (2015), da irmã, Tulipa Ruiz – a mato-grossense marca seu nome no cenário da “nova MPB” dando ênfase a uma sonoridade regionalista em arranjos dançantes e experimentais.

O trabalho estará disponível nas plataformas digitais – Youtube e Spotify – a partir desta sexta-feira (26). Mas uma prévia, o single “A Pressa” (veja vídeo), composição conjunta da cantora e do produtor, já foi liberada como tira-gosto.

Com um toque de regionalismo mato-grossense, “Somos Som” conta com a participação de Habel Dy Anjos e sua viola de cocho que ecoa como um mantra nostálgico para Karola, na música que dá nome ao álbum. O novo trabalho, que conta até mesmo com suas primeiras composições, delimita um fechamento de ciclo ao mesmo tempo que inaugura uma nova sonoridade da cantora.

YouTube video

Ao álbum, gravado em São Paulo e Cuiabá, em 2018, somam ainda a masterização do premiado Felipe Tichauer e o aDUBo sonoro do mestre Victor Rice, que além de comandar a mixagem do disco, dá o grave no baixo das faixas “Já é” e “Chorar”. Os dois profissionais também receberam Grammy Latino, respectivamente, por Tropix (2016), de Céu, e A Mulher do Fim do Mundo (2016), de Elza Soares.

Outras participações especiais reforçam a ponte entre Mato Grosso e São Paulo, como a rapper conterrânea Pacha Ana, os músicos Curumin e Almicar Rodrigues, e a atriz Mariela Lamberti.

Foto: Fred Gustavos

A artista

Natural de Rondonópolis, Karola Nunes, 33 anos, descobriu a música como modo de vida desde cedo, dentro de casa. Filha de pai paraibano, cresceu ouvindo Luiz Gonzaga, fascinada pelo violão da irmã Kalinka, com quem aprendeu a dar seus primeiros passos na música. Também com ela, integrou, por cinco anos, o grupo de choro Bionne, em Cuiabá.

Desde então, são diversas as parcerias musicais, que contemplam o samba, o forró, o reggae, o instrumental e até o Maracatu. Entre elas, os grupos Marakadaje, Negramina, Fuá, Grupo de Percussão da UFMT e Buriti Nagô.

Karola Nunes também é arte-educadora, graduada em Música pela UFMT, com atuação também nas artes cênicas, fazendo a sonoplastia e direção musical de peças teatrais de grupos mato-grossenses.

Reconhecimento

Com essa bagagem, Karola Nunes adentrou o teatro do Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis, em 2015, para veicular suas composições na Mostra SESC de Música, com o show “Somos Som”, direção musical de Nelson Faria. O mesmo show foi contemplado pelo edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, garantindo também a gravação do álbum.

Em 2017, a multi-artista venceu o concurso “Novos Talentos, É Bem Mato Grosso” e, como resultado, lançou um clipe e o EP “Ja É”. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Canção Inédita por “Somos Som”, no Festival da Canção de Campo Verde (FESCCAM).

Em 2018, foi premiada no Primacanta, em Primavera do Leste (MT), e selecionada para compor a Mostra Nacional de Música do Sesc, representando e Centro-Oeste o Rio de Janeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes