Esportes

Karateca mato-grossense é promessa em Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional

Atleta tem 16 anos e faz parte da Associação Shotokan, responsável pelo evento realizado na capital de 14 a 17 de julho

3 minutos de leitura
Karateca mato-grossense é promessa em Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional
(Foto: Assessoria)

Mato Grosso estará bem representado no Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional CKTB WTKF deste ano. Yasmin Gabriela Moura dos Anjos, aluna da Academia Shotokan, de apenas 16 anos, está entre as promessas do evento. A edição de 2022 começou a ser realizada no dia 14 de julho e termina neste domingo (17), em Cuiabá, no Ginásio Aecim Tocantins.

Yasmin é uma das karatecas que participará da categoria 16 e 17 anos e também do Adulto e está entre as favoritas para levar a medalha de ouro para casa. “Estamos com boas expectativas sobre o campeonato, espero que nós, de Mato Grosso, consigamos dar um show que ficará guardado na memória de todos”, afirma a atleta.

Outro destaque é Thiago de Lima Antônio, de 38 anos, que também faz parte do projeto e é o homenageado do campeonato. O karateca coleciona títulos desde o início de sua carreira, inclusive o de campeão mundial de kumite por equipe em 2010. Thiago está entre as promessas da categoria Adulto. “Com o treinamento e a dedicação que nós tivemos, tenho certeza que vai ser sucesso, não só pra mim, mas pra toda a delegação de Mato Grosso”, diz o campeão mundial.

Academia muda a vida de jovens

A Energisa é um dos patrocinadores da Associação Centro América de Karatê Shotokan, uma das mais tradicionais de Karatê-Dô do estado. “A Energisa tem trabalhado para estar perto da sociedade e participar do desenvolvimento dela. Poder incentivar a prática de esporte e poder oferecer oportunidades para esses alunos é um investimento no futuro do nosso estado”, comenta Kise Jaqueline, analista de responsabilidade social da Energisa.

Atualmente, 800 karatecas participam do projeto, que também desenvolve a inclusão social, integração e superação. Além de semear arte e cultura.

“São 43 anos de história com muita superação, trabalho duro, dedicação e foco. Sob a liderança do nosso mestre José Humberto de Souza conseguimos auxiliar na formação do caráter e da personalidade de tantas crianças, adolescentes e jovens através da prática do Karatê-Dô Tradicional. O apoio de entidades como a Energisa fomenta e dá todo o suporte para a continuidade desse trabalho muito importante. Agradecemos a Deus por Ele ter nos concedido a benção de tê-los como parceiros”, diz o Gestor de Marketing da Shotokan e Sensei Rodrigo Lúcio de Souza.

(Foto: Assessoria)

O Thiago é um dos exemplos de como um projeto social faz diferença na vida de uma pessoa. O karateca iniciou a vida no esporte em uma outra academia, mas foi na Shotokan que conquistou a faixa preta, vários títulos nacionais e internacionais e, também, se transformou em professor. “Ser professor, com certeza, é uma forma de retribuir todos os ensinamentos e oportunidades que eu já tive. Graças ao projeto, hoje sou eu que posso proporcionar oportunidades pra crianças e pra adolescentes. Eu me sinto realizado”, conta o campeão mundial.

Yasmim também conta que o projeto mudou a vida dela. Além de ter acesso às aulas de qualidade e se transformar em uma atleta de alto nível, ela também melhorou nos estudos. “Tenho Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o Karatê me ajudou a me concentrar mais nas aulas e a melhorar a minha percepção sobre o mundo e sobre mim mesma”, fala a karateca.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes