Cidades

Kajuru defende Selma e culpa Gilmar Mendes; Calheiros quer a prisão da senadora

2 minutos de leitura
Kajuru defende Selma e culpa Gilmar Mendes; Calheiros quer a prisão da senadora
(Fotos: Agência Senado)

Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Renan Calheiros (MDB-AL) repercutiram a cassação do mandato da senadora por Mato Grosso Selma Arruda (PSL-MT) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em seus perfis no Twitter. Enquanto um saiu em defesa da juíza aposentada e culpou o ministro Gilmar Mendes pela condenação, o outro cobrou ela seja responsabilizada criminalmente pelo Ministério Público Federal (MPF) e punida com a prisão.

Kajuru disse ter oferecido seu apoio e solidariedade à Selma Arruda, a quem chamou de “honrada senadora”. “Sei que os sete votos foram de Gilmar Mendes do mesmo Mato Grosso. O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] lhe fará justiça amiga do bem”, escreveu. Em outra publicação, o senador também pontuou que o ocorrido com ela demonstrava a importância da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Toga.

Calheiros, por sua vez, começou seu tuíte dizendo ter uma visão diferente do colega de Senado sobre a parlamentar eleita por Mato Grosso. “Contra fatos não há argumentos. Se o MPF não exigir a responsabilidade criminal, em havendo recurso, a senadora vai continuar no mandato, em liberdade, sem tornozeleira e ainda querendo investigar STF [Supremo Tribunal Federal] e STJ [Superior Tribunal de Justiça]”.

O senador por Alagoas se referia à tentativa de criação da “CPI da Toga” para investigar membros dos tribunais superiores. Dos três senadores por Mato Grosso, apenas Selma Arruda assinou o requerimento para instalação da comissão. 

A senadora Selma Arruda teve o mandato cassado por unanimidade, em julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) de quarta-feira (9), sob a acusação de prática de caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2018. Ainda cabe recurso.

Confira os tuítes dos senadores: 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes