Mato Grosso

Justiça suspende eleição na FIEMT um dia antes da sua realização

2 minutos de leitura
Justiça suspende eleição na FIEMT um dia antes da sua realização
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça Federal determinou, na noite desta quinta-feira (2), que a eleição para escolha da nova diretoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), inicialmente marcada para esta sexta-feira (3), está suspensa. A decisão tem caráter liminar, ou seja, temporário.

[featured_paragraph]O juiz responsável pelo caso, Raphael Casella de Almeida Carvalho, tomou a decisão afirmando que que era “prudente” suspender o pleito devido ao elevado número de indícios de irregularidades supostamente ocorridas no processo. “Presente o periculum in mora em razão da eleição marcada 3 de agosto”, destacou.[/featured_paragraph]

Segundo o juiz, havia “perigo de dano” na manutenção da eleição para o dia 3 pelo elevado número de questionamentos jurídicos sobre o processo. Ele destacou que o candidato à presidência pela chapa 1, Gustavo de Oliveira, responde a um processo, ainda sem decisão, que pede a sua cassação por não seguir a cláusula do estatuto que determina a todos candidatos estarem a frente de uma empresa por ao menos um ano antes do pleito. Até o fim do ano passado, Gustavo era secretário do governo de Pedro Taques (PSDB).

A data da eleição já havia sido cancelada e posteriormente remarcada para o mesmo dia 3 de agosto, que agora não terá mais o evento planejado.

Além disso, Almeida Carvalho disse ainda que o autor do processo, a Chapa 2, opositora a Gustavo e encabeçada pelo empresário Kennedy Alencar, trouxe uma série de evidências de que o atual presidente da entidade e candidato ao cargo de diretor na chapa de Gustavo, Jandir Milan, cometeu atos ilícitos a frente da entidade.

Recentemente o LIVRE mostrou que Milan lucrou ao menos R$ 4,4 milhões em vendas indiretas feitas pela sua empresa à entidade que ele mesmo preside.

Jurisdição

Em sua decisão, o juiz federal Raphael Casella de Almeida Carvalho definiu ainda que o caso para o qual ele deferiu a liminar deve voltar para a Justiça estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes