Judiciário

Justiça suspende cobrança do IR na aposentadoria de Riva e manda devolver pagamentos

Juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Gerardo Humberto Alves, rejeitou parecer da Seplag sobre falta de fundamento para o benefício

1 minuto de leitura
Justiça suspende cobrança do IR na aposentadoria de Riva e manda devolver pagamentos
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Gerardo Humberto Alves da Silva Junior, mandou o estado suspender a cobrança do Imposto da Renda (IR) da aposentadoria do ex-deputado estadual José Geraldo Riva. 

Ele acatou o argumento da defesa de que a isenção fiscal deve ser aplicada ao caso de Riva pelo diagnóstico de neoplasia maligna – tumor formado pelo crescimento anormal de células em alguma parte do corpo. 

Em maio, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) negou o pedido do ex-presidente da Assembleia Legislativa de isenção. No ofício encaminhado à 4ª Vara da Fazenda Pública, a secretaria afirma que o laudo médico de Riva não aponta doenças cobertas por lei federal que possibilita a isenção. 

A alegação do diagnóstico de neoplasia não seria cabível, pois a doença foi diagnosticada em 2000 e não teria sido apresentado documento sobre os efeitos da doença hoje. 

A decisão do juiz Gerardo Humberto publicada no Diário Oficial de Justiça na tarde ontem (30) desconsidera o parecer da Seplag. Até 2018, o benefício de aposentadoria de José Riva estava em R$ 25,3 mil.  

O magistrado mandou suspender a cobrança do imposto renda daqui pra frente e devolver as quantias deduzidas do benefício desde 2015.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes