Judiciário

Justiça autoriza procurador condenado por corrupção a não usar tornozeleira eletrônica

2 minutos de leitura
Justiça autoriza procurador condenado por corrupção a não usar tornozeleira eletrônica
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Condenado na Operação Sodoma, que apura esquema de fraudes no Governo de Mato Grosso, o procurador do Estado aposentado, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, conhecido como Chico Lima, não precisará mais utilizar tornozeleira eletrônica.

A Justiça Estadual autorizou a retirada do monitoramento eletrônico do réu até que ocorra o julgamento definitivo. A decisão é do juiz da 13ª Vara Criminal de Cuiabá, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônica (DJE) desta sexta-feira (26).

O magistrado, contudo, específica que Chico Lima está proibido de manter contato com qualquer investigado, réu ou testemunhas relacionadas às operações Sodoma I, II e III e Seven I e II. “Seja pessoalmente ou por qualquer meio eletrônico de comunicação”, diz trecho da decisão.

O magistrado ainda específica que o procurador aposentado está proibido de se ausentar do País, devendo entregar seu passaporte em até 24 horas. Entre as medidas também tem que ele não pode frequentar bares, bocas de fumo, prostíbulos e casas de jogos.

Na decisão, o juiz adverte Chico Lima de que se as medidas estabelecidas forem descumpridas o benefício de ficar sem a tornozeleira eletrônica poderá ser revogado.

A Operação Sodoma foi resultado da delação do empresário João Batista Rosa, que contou ao Ministério Público ter sido coagido a pagar propina a membros do então governo Silval Barbosa para conseguir receber benefícios fiscais.

A Sodoma teve vários desmembramentos, mas o foco foi o desvio de dinheiro público realizado por meio de uma das três desapropriações milionárias pagas pelo governo Silval Barbosa.

Durante a desapropriação de um terreno no Jardim Liberdade, em Cuiabá, alvo da quarta fase da operação Sodoma, Chico Lima teria recebido uma parte dos R$ 15,8 milhões desviados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes