Justiça

Juíza suspende ação civil pública dos grampos telefônicos contra Pedro Taques

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A Justiça de Mato Grosso suspendeu a ação civil contra o ex-governador Pedro Taques (SD) em que ele é citado como membro do grupo que realizou grampos telefônicos contra adversários políticos durante campanha eleitoral. 

A juíza da Vara de Ações Coletivas, Célia Regina Vidotti, acatou o argumento da defesa, com base na nova Lei de Improbidade Administrativa, de “existência de erro sobre premissa fática e omissão sobre ponto que deveria ter se manifestado”. A decisão é dessa segunda-feira (7). 

“Considerando os argumentos do embargante, notadamente, a ausência de justa causa e a não disponibilização de todo o acervo probatório produzido nos inquéritos policiais, que apuraram os mesmos fatos, o que impediria o pleno exercício da ampla defesa, concedo o efeito suspensivo pleiteado”, diz trecho da decisão. 

Além do ex-governador, são citados na ação civil pública, o ex-chefe da Casa Civil Paulo Taques, primo de Pedro Taques; Zaque Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar; coronel Evandro Lesco; Airton Benedito Siqueira Junior, coronel da PM e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos; e o cabo Gerson Luiz Correia Ferreira Junior. 

Todos são citados pelo Ministério Público do Estado (MPE) como supostos membros de uma organização que teria agido com apoio da cúpula da Polícia Militar, para interceptar ilegalmente políticos, empresários, advogados e jornalistas. 

Os grampos teriam sido realizados em 2014, quando Taques disputava o governo de Mato Grosso e os alvos teriam sido adversários políticos do grupo do então candidato. 

O MP denunciou Taques e outros quatro investigados em março do ano passado. Na ação civil pública, o órgão diz que a participação do ex-governador no esquema “é claro” pela operação durante o período eleitoral. Ele também teria beneficiado os responsáveis pelos grampos com cargos públicos em sua gestão. 

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Reaparecimento de tartarugas-cabeçudas na Baía de Guanabara intriga pesquisadores

Fenômeno inédito documentado pelo Projeto Aruanã revela novos hábitos de espécie ameaçada de extinção em águas fluminenses
Geral

Bióloga do Inpa vence maior premiação científica do Brasil em 2026

Com quase 50 anos de dedicação à Amazônia, Maria Teresa Fernandez Piedade recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Economia

Brasil proíbe apostas em política, esportes e reality shows em mercados preditivos

Decisão do CMN entra em vigor em maio e separa “bolsa de previsões” de jogos de azar; apenas temas econômicos seguem liberados
Economia

Imposto de Renda: Veja o que pode e o que não pode ser deduzido na declaração

Enquanto saúde não tem teto de gastos, educação possui limite de R$ 3.561,50 por pessoa; cursos de idiomas ficam de fora
26 de abril de 2026 16:26