17 de abril de 2026 19:43
Mato Grosso

Juiz notifica e Arcanjo comparece a sessão com psicólogo

Foto de Mikhail Favalessa
Mikhail Favalessa

O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro foi notificado na terça-feira (20) a comparecer ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Na sexta-feira (23), Arcanjo cumpriu o determinado pelo juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e compareceu à 2ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça para prestar informações.

As sessões com atendimento psicológico fazem parte das medidas às quais o ex-bicheiro foi submetido para que cumpra o restante de sua pena em prisão domiciliar.

“Em sintonia com o parecer ministerial de fls. 1570/1573 e ante a comprovação de exercício de atividade lícita, notifique-se o penitente para dar cumprimento ao item 11, do termo de audiência admonitória (comparecimento ao CAPS)”, dizia a decisão do dia 20 de março.

João Arcanjo conseguiu sua liberdade em 26 de fevereiro deste ano. Para conseguir a progressão de regime, Arcanjo passou por uma avaliação que concluiu que a probabilidade de que ele venha a cometer novos crimes é baixa.

O ex-bicheiro ficou 14 anos e 10 meses preso, tendo passado pelo Sistema Penitenciário Federal e pela Penitenciária Central do Estado (PCE).

Outras condições para passar ao semiaberto, incluem carteira de trabalho devidamente assinada ou contrato por tempo determinado com a Fundação Nova Chance.

“Atender com rapidez e boa vontade as intimações das autoridades judiciárias e do sistema penitenciário, bem como, deve fornecer todas as informações requisitadas pelos órgãos de fiscalização destas condições, além de transitar portando documento de identidade e cópia desta decisão para exibi-los quando solicitado”, escreveu o juiz na decisão que mandou Arcanjo de volta para casa.

João Arcanjo Ribeiro já foi considerado o principal líder do crime organizado em Mato Grosso, especialmente durantes a década de 1990 e o início dos anos 2000. Por meio do jogo do bicho e outros crimes, o ex-bicheiro lavava e emprestava dinheiro a diversos figurões, incluindo políticos.

Conhecido comendador, Arcanjo foi condenado pela morte do jornalista Sávio Brandão, então dono do jornal Folha do Estado. Assassinado a tiros em frente ao prédio que se tornaria sede da publicação, o jornalista teria sido alvo de Arcanjo por causa de reportagens denunciando suas atividades ilegais.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

TRT-MT fixa em R$ 30 milhões valor para Estado adquirir prédio da Santa Casa em Cuiabá

Decisão judicial estabelece lance mínimo para continuidade do processo; montante será destinado ao pagamento de dívidas trabalhistas acumuladas pela antiga gestão
Geral

Linha 735 entra em operação para ligar o Parque Cerrado ao Centro de Cuiabá

Nova rota reforça o transporte na região Sul com veículos climatizados e trajeto via Distrito Industrial; Capital atinge a marca de 100 linhas ativas
VG Fight Iteec Brasil
EsportesGeral

Iteec Brasil celebra o aniversário de Várzea Grande com evento gratuito de artes marciais

Festival de lutas contará com a disputa de seis cinturões de cinco modalidades diferentes
Geral

​Festival da Pamonha projeta movimentar 40 toneladas de milho e lança concurso inédito em Cuiabá

7ª edição do evento na Comunidade Rio dos Peixes terá premiação para a melhor receita de pamonha doce e salgada; expectativa é de 30 mil visitantes até terça-feira (21)