Esportes

Juiz de futebol de MT pode ser o primeiro a usar o árbitro de vídeo no Brasil

2 minutos de leitura
Juiz de futebol de MT pode ser o primeiro a usar o árbitro de vídeo no Brasil
Foto: FOX Sports

Atualmente nos quadros da Fifa, o juiz de futebol e membro da Federação Mato-Grossense de Futebol Wagner Reway é um dos oito árbitros habilitados no Brasil a atuar com a ferramenta de árbitro de vídeo em jogos oficiais. Conhecida pela sigla VAR, a ferramenta teve o seu uso popularizado durante a Copa do Mundo 2018 e vai estar disponível no Brasil a partir das quartas de final da Copa do Brasil.

[featured_paragraph]Dessa forma, cenas como a interrupção do jogo para que os árbitros voltem a assistir lances devem se tornar corriqueiras para os fãs de futebol.[/featured_paragraph]

Os jogos das oitavas de final foram adiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para terem início um dia após a final da Copa do Mundo, na Rússia. A primeira partida dessa fase – que ainda não poderá contar com o VAR – será realizada em 16 de julho.

Apenas a partir das quartas de final, que começam dia 01 de agosto, que o uso deve ser massificado. Mesmo habilitado, ainda não há expectativa de quando o árbitro de Mato Grosso vai atuar com o VAR, pois será realizado um sorteio para a escolha do profissional pioneiro nessa técnica em solo brasileiro.

O treinamento, prático e teórico, foi oferecido a oito assistentes e durou oito dias. Wagner disse ao LIVRE que a arbitragem brasileira tem boas expectativas para a entrada da ferramenta de auxílio nos jogos oficiais. “O árbitro de vídeo dá mais justiça aos jogos. Às vezes acontecem situações que o olho humano não ajuda, por isso o futebol precisava dessa ferramenta”, avaliou.

Reway, que morou em Mato Grosso por 29 anos e está há dois no Rio de Janeiro (RJ), ressaltou que está preparado caso seja escalado para atuar em jogos com o auxílio da ferramenta. “Claro que a gente vai se aperfeiçoando. Mas o treinamento foi suficiente para garantir a utilização do árbitro de vídeo”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes