Juiz de futebol de MT pode ser o primeiro a usar o árbitro de vídeo no Brasil

Foram treinados apenas oito árbitros e oito assistentes; Wagner Reway é o único de Mato Grosso

Foto: FOX Sports

Atualmente nos quadros da Fifa, o juiz de futebol e membro da Federação Mato-Grossense de Futebol Wagner Reway é um dos oito árbitros habilitados no Brasil a atuar com a ferramenta de árbitro de vídeo em jogos oficiais. Conhecida pela sigla VAR, a ferramenta teve o seu uso popularizado durante a Copa do Mundo 2018 e vai estar disponível no Brasil a partir das quartas de final da Copa do Brasil.

[featured_paragraph]Dessa forma, cenas como a interrupção do jogo para que os árbitros voltem a assistir lances devem se tornar corriqueiras para os fãs de futebol.[/featured_paragraph]

Os jogos das oitavas de final foram adiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para terem início um dia após a final da Copa do Mundo, na Rússia. A primeira partida dessa fase – que ainda não poderá contar com o VAR – será realizada em 16 de julho.

Apenas a partir das quartas de final, que começam dia 01 de agosto, que o uso deve ser massificado. Mesmo habilitado, ainda não há expectativa de quando o árbitro de Mato Grosso vai atuar com o VAR, pois será realizado um sorteio para a escolha do profissional pioneiro nessa técnica em solo brasileiro.

O treinamento, prático e teórico, foi oferecido a oito assistentes e durou oito dias. Wagner disse ao LIVRE que a arbitragem brasileira tem boas expectativas para a entrada da ferramenta de auxílio nos jogos oficiais. “O árbitro de vídeo dá mais justiça aos jogos. Às vezes acontecem situações que o olho humano não ajuda, por isso o futebol precisava dessa ferramenta”, avaliou.

Reway, que morou em Mato Grosso por 29 anos e está há dois no Rio de Janeiro (RJ), ressaltou que está preparado caso seja escalado para atuar em jogos com o auxílio da ferramenta. “Claro que a gente vai se aperfeiçoando. Mas o treinamento foi suficiente para garantir a utilização do árbitro de vídeo”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQuer programar as férias da criançada? Sesc Arsenal terá mais de 17 opções de oficinas
Próximo artigoSachetti disputa com Fávaro vaga de senador e de representante do agro