Cidades

Jovens arquitetos e engenheiros dão início a projeto de melhoria de bairro de Cuiabá

2 minutos de leitura
Jovens arquitetos e engenheiros dão início a projeto de melhoria de bairro de Cuiabá

Tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis são os objetivos que norteiam os jovens arquitetos e engenheiros civis do grupo Modular, atuante em Cuiabá. Com o ideal em mente e a vontade de fazer acontecer, o coletivo deu início no último mês ao Ubirajara TranformAÇÃO, projeto aprovado no programa nacional “Educar para Transformar 2018”, do Instituto MRV, que tem como foco o desenvolvimento sustentável através da Educação.

Formado por estudantes e profissionais formados e recém-formados nas áreas, o grupo Modular surge para prestar assessoria técnica sobre questões urbanas e problemas enfrentados por comunidades mais carentes, principalmente na capital – nas quais os jovens enxergam um campo amplo e potente de atuação profissional.

“O grupo acredita na participação como meio para transformação social, a fim de promover o direito à moradia digna e espaços públicos que de fato contribuam para o bem-estar coletivo”, explica Priscila Wolff, arquiteta urbanista e integrante da Modular.

Nesse sentido, a proposta do projeto Ubirajara TranformAÇÃO foi voltar o olhar dos moradores do bairro Jardim Ubirajara para os espaços públicos da cidade e de sua região, estimulando o senso crítico, o cuidado com o meio ambiente e seu uso. Para isso, os jovens vêm realizando diversas ações com a comunidade do bairro Jardim Ubirajara desde o último dia 12 de setembro.

Oficina de diagnostico realizada com a comunidade

De início, conversas com os moradores buscaram identificar os problemas e as potencialidades do bairro, a partir de uma primeira reunião de apresentação da equipe e do projeto, realizada na EMEB Maria Lucila da Silva Barros. Os próximos encontros entre projeto e comunidade prevê oficinas de formação que intervenções nos espaços no mês de novembro.

“Os moradores estarão inseridos em todas as fases do processo: desde o diagnóstico, com o levantamento das demandas, até a execução por meio de mutirões, fortalecendo o vínculo com o lugar”, conta Cristina Marafon, arquiteta urbanista e coordenadora do Ubirajara TransformAÇÃO.

O andamento deste projeto, assim como outras ações da Modular, pode ser acompanhado por meio das redes sociais do grupo: facebook (https://www.facebook.com/modular.at/) e instagram (https://instagram.com/modular.at).

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes