Jovens aprendizes vão dirigir ônibus em Cuiabá

Jovens com idade entre 21 a 24 anos podem se cadastrar para a função de motorista

As empresas de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande estarão cadastrando jovens com idade entre 21 a 24 anos, para a função de motorista através do Programa Jovem Aprendiz.

Os interessados devem possuir carteira de habilitação categoria “D” e devem estar cursando ou concluído os ensinos fundamental ou médio.

A proposta é ampliar a formação técnico-profissional qualificada e para isso, as operadoras do sistema de transporte coletivo definiram, juntamente com representantes do Sest Senat e o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores das Empresas de Transporte de Cuiabá, os requisitos de contratação, atendendo a cota de aprendizes em cada empresa.

Os candidatos que apresentarem os requisitos necessários para função irão passar por curso teórico, com carga horária de 400 aulas, oferecido pelo Sest Senat.

A contratação de jovens entre 14 e 24 anos está prevista nos artigos 428 e 429 da CLT, na Lei 10.097/2000(Lei da Aprendizagem) e no Decreto 5.598/2005. Seu o objetivo é aliar o ensino às atividades práticas como forma de capacitar esse grupo para o mercado de trabalho. Empresas privadas devem preencher de 5% a 15% de seus postos de trabalho com aprendizes.

Ao todo serão oferecidos cinco módulos de teoria que vão abordar: atendimento eficaz ao passageiro; postura profissional e relações interpessoais no trabalho; meio ambiente; saúde e segurança no trabalho; doenças sexualmente transmissíveis e drogas; cidadania e direitos humanos, e visão sistêmica do transporte urbano.

Também aprenderão noções de informática, conhecimentos em português e matemática; outro módulo vai abordar documentação e legislação de transporte de passageiros; organização do transporte de passageiros; postura profissional e psicologia do trânsito; operação de transporte urbano e rodoviário de passageiros; qualidade na prestação de serviço de transporte de pessoas, direção preventiva e econômica, tipos de veículos e terminais de passageiros.

Fazem parte dos cursos o funcionamento e manutenção de veículo, noções de primeiros socorros e prevenção de incêndio no veículo; direção defensiva, legislação de trânsito e relação interpessoal com o passageiro.

Em seguida, os candidatos passarão por atividades práticas desenvolvidas pelas operadoras do sistema, de acordo com os conteúdos teóricos, com 400 horas aulas que serão oferecidas pelos instrutores do Sest Senat, nas garagens das empresas que operam no sistema do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS