Negócios

Jovem produtor rural de Diamantino é exemplo para o setor

3 minutos de leitura
Jovem produtor rural de Diamantino é exemplo para o setor
Foto: Assessoria

O 4º Prêmio Sistema Famato em Campo de 2018 percorreu mais de seis mil quilômetros, entre os meses de setembro e outubro do ano passado, identificando jovens produtores que estão se destacando no trabalho de gestão da propriedade rural. Nesta última matéria da nossa série especial para apresentar um pouco sobre as fazendas vencedoras, vamos falar sobre o jovem produtor premiado de Diamantino e o produtor de Acorizal homenageado.

O jovem produtor de 23 anos, Matheus Morais, é um dos proprietários da Suinobras Alimentos, empresa de reprodução e comercialização de suínos. Atualmente conta com uma sede administrativa em Cuiabá, uma granja multiplicadora de genética em Pedra Preta, com 1,7 mil matrizes, e uma granja de produção para terminação em Diamantino, com 12 mil matrizes. A propriedade é pioneira no estado na utilização da genética Topigs Norsvin, uma linhagem holando/norueguesa.

A família Morais começou suas atividades na propriedade em 2013, quando o pai de Matheus, o empresário Reinaldo Morais, assumiu o frigorífico em construção e as granjas de suínos implantadas na época pela americana Carrol’s Foods. Desde então, a família começou a investir em reformas, ampliações, recomposição do plantel, entre outras obras de estruturação.

A Suinobras ficou entre as seis finalistas do 4º Prêmio Sistema Famato em Campo, sendo reconhecida pela banca examinadora como a propriedade Destaque Regional da região centro-sul do estado. Matheus foi homenageado com um troféu e uma placa para ser fixada no escritório da fazenda.

Matheus é administrador da propriedade desde a aquisição. Já atuou em todas as áreas, do setor de compras até a alimentação dos animais. Matheus tem no curriculum vários cursos e viagens técnicas internacionais. “Visitei vários países para conhecer os tipos de genética. Já estive na Espanha, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Me identifiquei com a genética utilizada pelos holandeses, o que para mim é a melhor genética e a que adotamos para o nosso negócio”, contou Matheus.

Segundo o jovem, a granja de Pedra Preta e a de Diamantino são consideradas a 1ª e 2ª melhores granjas do Brasil em produtividade. Na época em que Matheus retornou da Holanda, o número de leitões desmamados por matriz era 18 e, atualmente, esse número é de 33 a 34 leitões em Diamantino e 35 em Pedra Preta.

O Sistema Famato também homenageou o jovem produtor Rodrigo Ferreira da Silva, 35 anos, proprietário da Estância 2R, localizada no município de Acorizal, também da região centro-sul do estado, onde a pecuária de corte é a principal atividade.

A homenagem foi um reconhecimento pela dedicação e eficiência de Rodrigo na gestão da estância. Ele começou as atividades em 2010, quando adquiriu o imóvel rural. Desde então, arregaçou as mangas e colocou mais de 300 animais em uma área de 55 hectares. Implementou tecnologias, com softwares, melhoramento genético através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Creep para bezerros, suplementação para bovinos e outros.

Antenado com o que há de inovação para o setor da pecuária, Rodrigo faz questão que a propriedade tenha acompanhamento de agrônomo, veterinário e técnicos de empresas privadas.

O Prêmio Sistema Famato em Campo é promovido pela Famato, Senar-MT, Imea e Sindicatos Rurais. O prêmio também tem o apoio da Aprosoja-MT, Acrimat, Ampa, IMAmt, IAS, Acrismat e Aprosmat.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes