José Antônio Borges será reconduzido à chefia do MPE

Atual Procurador Geral de Justiça é o mais votado pela categoria e o histórico dos governadores é respeitar a autonomia do MPE com a escolha do número 1 da lista tríplice

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Com 142 votos, o atual Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges, foi o mais votado na eleição interna e deverá permanecer à frente do Ministério Público Estadual (MPE) no biênio 2021/2022.

O único candidato adversário foi procurador de Justiça Flávio Cézar Fachone, que conquistou 123 votos.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto, o próximo passo será o envio da lista ao Colégio de Procuradores de Justiça para a devida homologação. A reunião deverá ocorrer nesta quinta-feira (17), às 9h.

“Após a homologação, a lista será encaminhada ao governador do Estado no primeiro dia útil de 2021. O Chefe do Poder Executivo, por sua vez, terá 15 dias para fazer a escolha”, explicou.

A posse do novo procurador-geral de Justiça deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro. A Comissão Eleitoral também contou com a participação do promotor de Justiça Ezequiel Borges e da promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.

VOTAÇÃO ELETRÔNICA

Pela primeira vez, a eleição ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso foi 100% eletrônica. O processo começou às 17h de sexta-feira e se estendeu até às 17h desta segunda-feira.

A votação ocorreu por meio do Portal de Aplicativos, com a participação de 245 membros, sem nenhuma intercorrência. Foram registrados dois votos em branco e uma abstenção.

“A eleição foi um sucesso, sem registro de nenhum problema técnico, além do conforto, segurança e transparência. Os dois candidatos estão de parabéns, são pessoas especiais que fizeram uma campanha honesta e transparente, focando em propostas na defesa das garantias institucionais de nosso Ministério Público”, destacou a presidente da comissão, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFachin suspende resolução que zerou imposto de importação de revólveres
Próximo artigoPaulinho do Roupa Nova morre aos 68 anos no Rio de Janeiro