Mato Grosso

José Antônio Borges será reconduzido à chefia do MPE

Atual Procurador Geral de Justiça é o mais votado pela categoria e o histórico dos governadores é respeitar a autonomia do MPE com a escolha do número 1 da lista tríplice

2 minutos de leitura
José Antônio Borges será reconduzido à chefia do MPE
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Com 142 votos, o atual Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges, foi o mais votado na eleição interna e deverá permanecer à frente do Ministério Público Estadual (MPE) no biênio 2021/2022.

O único candidato adversário foi procurador de Justiça Flávio Cézar Fachone, que conquistou 123 votos.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto, o próximo passo será o envio da lista ao Colégio de Procuradores de Justiça para a devida homologação. A reunião deverá ocorrer nesta quinta-feira (17), às 9h.

“Após a homologação, a lista será encaminhada ao governador do Estado no primeiro dia útil de 2021. O Chefe do Poder Executivo, por sua vez, terá 15 dias para fazer a escolha”, explicou.

A posse do novo procurador-geral de Justiça deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro. A Comissão Eleitoral também contou com a participação do promotor de Justiça Ezequiel Borges e da promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.

VOTAÇÃO ELETRÔNICA

Pela primeira vez, a eleição ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso foi 100% eletrônica. O processo começou às 17h de sexta-feira e se estendeu até às 17h desta segunda-feira.

A votação ocorreu por meio do Portal de Aplicativos, com a participação de 245 membros, sem nenhuma intercorrência. Foram registrados dois votos em branco e uma abstenção.

“A eleição foi um sucesso, sem registro de nenhum problema técnico, além do conforto, segurança e transparência. Os dois candidatos estão de parabéns, são pessoas especiais que fizeram uma campanha honesta e transparente, focando em propostas na defesa das garantias institucionais de nosso Ministério Público”, destacou a presidente da comissão, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes