O talentoso artista americano John Mayer trata de vários temas em suas letras, mas a temática de relacionamentos ocupa uma cadeira cativa.

Na música Heartbreak Warfare (do álbum Battle Studies) há a seguinte frase: “Dream of ways to make you understand my pain”.

Essa música – na verdade, o disco inteiro – me lembra um ano muito específico da minha adolescência. O que me conectava, na verdade, era mais a parte musical; apesar de saber inglês, na época nunca me dei ao trabalho de refletir sobre o que eu estava ouvindo.

Hoje, aos 27 anos e com 5 meses de casado, essa frase ganha uma outra profundidade.

Eu gostaria de poder dizer que nunca pensei ou falei algo do tipo “desejaria que minha mulher entendesse a minha dor”, mas não é o caso. De certa forma, percebi que ela também fazia questão que eu entendesse a sua dor em certos momentos. Conforme eu observava também outros casais, percebi que era exatamente isso o que acontecia.

Um lado tinha como objetivo fazer com que o outro lado entendesse a sua dor como ela era. O problema é que isso geralmente é feito através de acusações e em momentos de discussões, o que afasta o casal da resolução do problema, porque entramos no modo de “defesa” – ou o modo “até concordo, mas não gostei da forma como você disse”.

Será que se sonhássemos em entender a dor do outro ao invés de sonharmos em ser entendidos, isso não nos aproximaria de quem amamos?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes