Negócios

JBS recolhe 3,2 toneladas de carnes por suspeita de salmonela nos EUA

2 minutos de leitura
JBS recolhe 3,2 toneladas de carnes por suspeita de salmonela nos EUA
Foto: Ilustração

Cerca de 3,2 toneladas de carnes embaladas por uma unidade americana da JBS estão sendo retiradas dos mercados por suspeita de contaminação por salmonela. O alerta de risco foi emitido nesta quinta-feira (4) pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar, do Departamento de Agricultura daquele país (USDA, na sigla em inglês).

As carnes cruas teriam sido embaladas entre 26 de julho e 7 de setembro deste ano. Segundo o USDA, a proteína pertence ao lote “EST.267”, processado e embalado pela JBS Tolleson Inc. no estado do Arizona. Os produtos foram distribuídos em todo o país americano.

Segundo o comunicado oficial, até o momento 57 pessoas em 16 estados diferentes manifestaram sintomas da contaminação entre 5 de agosto e 6 de setembro.

[related_news ids=”26956,26784,”][/related_news]

O Serviço de Inspeção informou ainda, por meio de nota, que disponibilizou uma lista dos produtos afetados no site de recall do USDA, e pede para que os consumidores que compraram esses produtos façam o descarte ou os devolvam nos locais de compra.

Sintomas 

Vômitos, diarreia forte e febre acima de 38ºC por um período de 12 a 72 horas são alguns dos sintomas do paciente que ingere alimentos contaminados pela bactéria salmonela. São semelhantes a uma gastroenterite e os efeitos podem durar de quatro a sete dias. A única forma de confirmar a contaminação é através de exame de fezes em laboratório.

Carne foi embalada e processada pela JBS Tolleson Inc. no estado do Arizona, USA – Foto: Tippmann Group

Esclarecimentos da JBS

A unidade de Tolleson que colocou no mercado o lote “EST.267”, possivelmente contaminado, foi inaugurada em 2013. À época, foi anunciada como uma instalação de “produção de carne moída de ponta”.

Em comunicado divulgado pela JBS USA, a gigante do mercado da carne alega que – por cautela – iniciou um recall voluntário dos produtos dessa planta devido à suspeita de salmonela e diz que a prioridade é garantir a segurança do consumidor.

“Nós estamos trabalhando em parceria com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para nos certificar de que todos produtos potencialmente impactados sejam removidos dos mercados e casas”, finaliza.

JBS Brasil

Procurada pela redação do LIVRE, a assessoria da multinacional no Brasil afirmou que o recall não tem qualquer relação com a JBS Brasil – e reforçou que o caso é restrito a uma subsidiária da JBS, no caso a JBS Tolleson, no Arizona, USA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes