Principal

JBS paralisa produção em dez unidades de MT

3 minutos de leitura
JBS paralisa produção em dez unidades de MT

A JBS suspendeu a produção de carne bovina em 33 das 36 unidades do país até sábado (25). Dessas, onze estão instaladas em Mato Grosso. Das três que ainda estão em atividade, apenas uma está localizada no Estado, as outras estão no Mato Grosso do Sul e na Bahia.

Em nota enviada à imprensa, a empresa diz que o objetivo é ajustar a produção até que haja uma decisão sobre as restrições – impostas por vários países – à importação de carne brasileira depois do anúncio da operação da Polícia Federal, Carne Fraca.

Na próxima semana, a companhia diz que pretende voltar a operar em todas as unidades com uma redução de 35% da capacidade produtiva. No documento, a companhia ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores.

Ao LIVRE, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, comentou sobre a paralisação de outras unidades, instaladas em Araputanga e Pontes e Lacerda, o que inviabilizou a comercialização de bovinos na região. “Isso gera um impacto muito grande em toda cadeia”. Com a notícia de que grandes companhias suspenderam as atividades, “o prejuízo é incalculável”, complementa.

Conforme o LIVRE noticiou, as exportações de carnes brasileira caíram drasticamente, segundo dados apresentados nesta quarta-feira pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, durante audiência pública. As exportações caíram de US$ 63 milhões na média diária para apenas US$ 74 mil na terça, queda de 99,8%.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta, o momento é de apreensão e respeita as medidas tomadas pelo setor. “É um recuo do mercado absurdo, mas se mantivéssemos o ritmo não saberíamos o que fazer com a carne abatida”, disse.

Bellincanta avalia que levará tempo para a população maturar todas as informações despejada pós operação e, que consequentemente, contribuíram para o recuo do mercado. “Não consigo mensurar o prejuízo em torno dessa paralisação”. Por dia, o Brasil abatia cerca de 104 mil animais, desses entre 20 e 24 mil são destinados à exportação, conforme dados do Sindifrigo.  

Para a próxima semana, o presidente acredita que o ritmo continuará fora da normalidade e considera queda nos abates entre 20 e 30%. “Não é hora de abater, é preciso avaliar o movimento do mercado”.

Confira a nota na íntegra:

“A JBS confirma que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no país. Para próxima semana, a Companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.  Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes