Cidades

Jardim Imperial 2: posto de saúde está pronto, mas desativado por conta da falta de equipamentos

Comunidade aguarda há 10 anos pela obra, que foi danificada por vândalos em busca de fios elétricos

3 minutos de leitura
Jardim Imperial 2: posto de saúde está pronto, mas desativado por conta da falta de equipamentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Imperial 2, em Cuiabá, está com as obras estruturais concluídas, porém sem mobília e equipamentos.  O prédio é aguardado há 10 anos pela comunidade e vem sendo alvo de vândalos, que invadem o local para roubar a fiação.

A situação foi denunciada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) que aponta como agravante a sobrecarga da unidade vizinha, no bairro Jardim Imperial. Além de atender a demanda da comunidade a qual está inserida, as equipes precisam se desdobrar para absorver a demanda, aumentada por conta da expansão imobiliária na região e abertura de novos bairros ao longo da avenida das Torres.

De acordo com o presidente do Sindimed, Adeildo Lucena, a UBS do Jardim Imperial 2 está pronta e possui uma estrutura que poderia melhorar muito o atendimento à população do grande Jardim Imperial: condomínio da linha dos Rios, condomínios existentes aos arredores da avenida das Torres e dos condomínios MRV, Recanto dos Pássaros, Jardim Universitário, e outros bairros ao redor.

Unidade do Jardim Imperial está absorvendo a demanda reprimida da região. (Foto: divulgação/ Sindimed)

No entanto, segundo ele, encontra-se abandonada, tomada pelo mato simplesmente porque a prefeitura de Cuiabá não consegue equipar a UBS.

“Não basta construir prédios, tem que equipar e fazer a manutenção. É necessário ter o que na saúde se tem de mais precioso: os profissionais de saúde”, afirma Adeildo Lucena, presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT).

O que a prefeitura diz sobre o assunto

A prefeitura de Cuiabá informa que os equipamentos já estão em fase de licitação e a previsão é inaugurar o espaço no final do mês.

Leia nota da íntegra:

” Em relação à UBS Jardim Imperial 2, a Secretaria Municipal de Saúde informa:
-É uma obra que foi iniciada em gestões anteriores e que foi completamente abandonada apenas no “esqueleto”;
-Nesta gestão ela foi totalmente concluída. Para ser inaugurada está aguardando mobiliário e a finalização da licitação para a aquisição de ar condicionado. A previsão de inauguração é no final deste mês;
-Devido à espera do processo de licitação, a unidade foi alvo de furtos da fiação, que está sendo refeita;
-Apenas nesta gestão foram construídas e inauguradas 6 novas unidades de saúde, sendo 4 Unidades Básicas, a UPA Verdão e o HMC.
-Além disso, foram reformadas / ampliadas 31 Unidades Básicas e 7 unidades de saúde da Secundária, entre Residências Terapêuticas, Serviço de Atendimento Especializado – SAE e Centro de Reabilitação.”

(Com informações da Assessoria do Sindimed)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes