Janaina Riva diz que projeto de redução da VI é demagogia; Ulysses ironiza

O projeto de lei prevê a redução da verba indenizatória dos deputados estaduais em 50%.

Ednilson Aguiar / O Livre

O projeto de lei que prevê a redução da verba indenizatória (VI) dos deputados estaduais de Mato Grosso em 50% gerou mais um embate na manhã desta quinta-feira (16). Afirmando que a matéria é inconstitucional, a presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), disse que a proposta não passa de demagogia: “Aliás, tem deputado que eu acho que não vale nem R$ 1 mil de VI”.

Autor do projeto, Ulysses Moraes (DC) rebateu a parlamentar, dizendo que ser criticado por Janaina, para ele, significa estar no caminho certo. “Deste sobrenome, quero distância. Estou lutando e enfrentando privilégios e mordomias oferecidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso aos parlamentares e tenho muito orgulho disso”.

O deputado ainda ironizou as declarações da presidente. “Demagogia, para mim, é falar que apoia os servidores públicos e a redução de gastos, mas que na prática, não reduz em praticamente nada os privilégios que a Casa oferece. Se a Janaina Riva é contra que deixe o projeto ser votado em plenário. Os deputados que são contra o projeto, que mostrem a cara para a população, argumentem e não fiquem tentando desvirtuar a proposta”.

Janaina Riva, por sua vez, ressaltou que um deputado não pode ser comparado com o outro, nem analisado pelo valor do auxílio financeiro que recebe, mas sim por sua produtividade. “Tem deputado que mora na capital, com o pai e mãe e não faz mais nada da vida além de ser deputado, não pode ser comparado com um político, que vive nas suas bases, que faz audiências públicas, que faz e acontece”.

Sem citar nomes, ela ainda questionou os benefícios que o parlamentar está trazendo para o estado, quantos projetos de lei ele aprovou e quais os impactos para a sociedade. “Eu acho que tem uma jogação para a plateia e uma demagogia muito grande. De repente ele podia abrir mão de toda a verba e contribuir muito mais para o estado, uma vez que já ganha o salário de deputado, já tem cargos, usa carros da Assembleia, solicita avião da Assembleia e vem na imprensa e tem coragem de falar que a estrutura de parlamentar é muita”.

Ulysses mais uma vez rebateu, dizendo que a presidente diz defender os servidores e o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), mas não abre mão dos benefícios que está recebendo por estar interinamente no comando do Legislativo. “Deixando claro quem é que joga para a plateia”, completou.

Janaina Riva defende que o projeto é inconstitucional, pois deveria ser de autoria da Mesa Diretora, bem como acredita que não será aprovado em plenário. “Nós estamos apresentando um substitutivo integral ao projeto e, novamente, o deputado vai poder optar se quer zero ou R$ 65 mil. E aqueles que se manifestarem pela devolução, eu vou cobrar que devolvam de verdade, eu não gosto de hipocrisia. Ou honram com o que falam ou serão expostos sim pela Assembleia”.

O projeto de prevê a redução em 50% da verba indenizatória dos deputados, bem como a prestação de contas da utilização do auxílio, foi aprovado nessa quarta-feira (15) na  Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual a inovação deputada Janaína a senhora trouxe para o povo, além ficar os quatro anos passados jogando pedra no ex-governador, não que ele não merecesse e defender o RGA. Diga? Quantos projetos de lei a senhora apresentou e aprovou que impactam realmente a sociedade? O Jovem Ulysses está deputado apenas três meses e já apresentou projetos relevantes, mas vocês é que não querem aprovar, antes querem continuar a surrupiar o povo.
    Diga também, se tiver coragem como gastou e como está gastando o dinheiro público. ($65 mil de VI + 12 mil combustível + avião + $85 mil para contratar funcionários + 5 carros)
    A VI de Mato Grosso é do DOBRO do resto do país e o único livre de prestação de contas, contrariando a Constituição da República.
    O Deputado Ulysses Moraes é i único nessa casa que está merecendo o respeito da população, sabemos que ele vai sofrer, mas como pedra preciosa que é precisar aguantar o fogo, a esfoliação, depois ficará mais forte e mais belo aos olhos do povo, que não aquenta mais essa roubalheira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPetição para HBO refazer 8ª temporada de GoT já tem mais de 400 mil assinaturas
Próximo artigoRodrigo Maia assume interinamente a Presidência da República

O LIVRE ADS