Mato Grosso

Janaina Riva diz que maioria dos deputados defende o recuo de Guilherme Maluf

2 minutos de leitura
Janaina Riva diz que maioria dos deputados defende o recuo de Guilherme Maluf
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) praticamente descartou a indicação do colega Guilherme Maluf (PSDB) à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Segundo ela, esse foi o entendimento a que um grupo composto pela “maioria” dos parlamentares chegou, em reunião realizada nesta terça-feira (19).

“Nesse momento, e não é só a minha opinião, muitos deputados entendem que a indicação do Maluf, mesmo que ele venha a provar sua inocência, traria um embaraço jurídico muito grande”, disse Janaina numa referência ao fato de o tucano ter se tornado réu da ação penal oriunda da Operação Rêmora.

“É claro que não há uma condenação antecipada do colega, mas há uma preocupação, um entendimento de que, nesse momento, seria mais importante ele provar sua inocência e, posteriormente, querendo, se colocar à disposição novamente”, completou.

Segundo a parlamentar, a preocupação é com a chance de o Poder Judiciário ser acionado e a vaga, que pertencia a Humberto Bosaipo, que renunciou ainda em 2014, ser “travada” novamente.

Candidatura única

Ainda de acordo com Janaina, o presidente da Mesa Diretora, Eduardo Botelho (DEM), esteve no encontro e caberá a ele dar prosseguimento ao assunto. O prazo para a indicação dos candidatos a conselheiro termina hoje. A parlamentar afirma que a tendência é que a Assembleia Legislativa chegue a um nome “de consenso”, ou seja, uma única candidatura.

Além de Guilherme Maluf colocaram seus nomes à disposição os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Faissal Calil (PV) e Sebastião Resende (PSC). Janaina acrescentou que o novato Thiago Silva (MDB) também está entre os cotados.

A parlamentar disse ainda que Max Russi (PSB) não foi descartado e que, inclusive, teria a preferência por ter comandado o município de Jaciara. O pleito teria partido de prefeitos do interior.  “Existe um apelo dos 141 prefeitos, que apontam a necessidade de se ter conselheiros titulares e políticos, que possam tratar os prefeitos de forma diferenciada, não como inimigos”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes