Já tradicional em Mato Grosso, festa vai assar 160 leitões no rolete

Para garantir a assistência aos alunos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah (a 431 km de Cuiabá), realiza aquele que já é o segundo maior evento de carne suína no Brasil, a Festa do Leitão no Rolete. No dia 1º de maio, no Parque de Exposição Reinaldo Tirlone, 160 leitões serão assados e servidos. Até 7 mil pessoas são esperadas.

Todos padronizados, os leitões pesam em média 30 kg cada um e ainda, alimentam cerca de 40 pessoas. De acordo com uma das voluntárias da Apae, integrada à diretoria, Vivian Talaridi, há espaço especial reservado aos compradores do boi no rolete. Além disso, serão servidos acompanhamentos, como arroz, salada, pão e mandioca.

“Cinco dias antes do evento começar. Chega à cidade uma equipe que vem direto de Toledo (PR) para preparar a carne. Tem todo um ritual. A exemplo, os leitões já preparados, recebem o tempero no qual ficam marinando por 48 horas antes de serem assados”, conta. Eles vão ao fogo depois de ficarem enrolados em papel filme dentro de uma câmara frita que é cedida por voluntários e utilizada apenas para o evento que chega à sua quinta edição.

Toda a renda é destinada a para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah. A diretora da entidade filantrópica, Maria Luiza Prestes Pinto destaca que o recurso arrecadado na festa é utilizada para a conservação e a manutenção da Escola Especial Vida e Esperança, que atende mais de 40 alunos.

O evento soma outros apoios, como o da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) que participará do evento doando camisetas e aventais. Para o presidente da entidade, Raulino Teixeira, este tipo de evento favorece a divulgação da carne suína e estimula o consumo desta proteína.

“É um evento muito aguardado pelos suinocultores de Mato Grosso devido a sua grandeza e por sua finalidade, que é de ajudar ao próximo. Para nós da associação é sempre uma honra poder ajudar de alguma forma na realização de ações como está”, declara Teixeira.

A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. O dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no calendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor.

Ingressos

Para aqueles que desejam adquirir ingressos o valor é de R$ 40 reais e eles podem ser adquiridos no local.   Para as Vendas dos leitões e mais informações o telefone para contato é o (66) 99617-4892.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDepois de perder o marido, haitiana ganha ação por danos morais e vai trazer os filhos ao Brasil
Próximo artigoVisita técnica diminui a distância entre produtor e consumidor